INTEGRATIVE BIBLIOGRAPHIC REVIEW

THE BRAZILIAN CONTEXT OF RESEARCH ON CYBERBULLYING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4066-4074

Abstract

This article presents an integrative bibliographic review that revealed the Brazilian context of research on cyberbullying, based on the master's thesis entitled “Dialogues on cyberbullying: A strategy for preventing human rights violations incyberspace”. Among the results, it was identified that Brazilian publications began in 2010 and by 2020, there were 38. The articles pointed to the multidisciplinary aspect of the phenomenon, bringing together different areas of knowledge,except for Social Work,

 

which did not publish on the topic. However, socio-occupational spaces such as CRAS and CREAS can help combat cyberbullying.

Author Biographies

Fabio Alexandre Araujo dos Santos, IFRN

Licenciado em Educação Artística - habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFRN. Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Metropolitana de São Paulo - FAMEN. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Pós-doutor em Educação pela UFPI e pela Universidade de Lisboa - ULisboa, PT. Atualmente, é professor de Arte-teatro no Ensino Médio Integrado - EMI e docente credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no polo Mossoró e no Programa de Pós Graduação em Educação Profissional - PPGEP, ambos no IFRN e docente credenciado no doutorado da Rede Nordeste de Ensino - RENOEN.

 

 

Arethê Assunção, IFRN

Possui graduação em Serviço Social (2009) e pós-Graduação em Gestão Pública (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Está cursando Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na Saúde e na Assistência Estudantil.

Tavares, IFRN

Doutora e Mestre em Ciências da Educação pela UFRN. Curso de Pedagogia, Curso de Jornalismo e Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão.  No IFRN, atua como Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmica (PPGEP/IFRN), do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF/IFRN) e dos Cursos Superiores de Graduação. Coordenadora Institucional do Programa Pibid/IFRN financiado pela agência de fomento CAPES, no período de 2013 até 2018. Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica/IFRN financiado pela agência CAPES, de 2018 até o ano corrente. Na Extensão, Coordena o Projeto "Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN", desde 2017. Na pesquisa, é membro do Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPQ "Escola Contemporânea e Olhar Sociológico (ECOS)" que realiza investigação no campo das ciências da educação junto à linha de pesquisa "Sociologia educacional e ação pedagógica", na UFRN. No Jornalismo, escreve, reporta e apresenta nos veículos de comunicação “Potiguar Notícias” (Portal eletrônico) e “PNTV” (TV digital). As atividades profissionais realçam proximidade com os objetos de pesquisa: Formação de professores, Educação Profissional, Ensino Superior, Processos Cognitivos, Educação Escolar e Não-Escolar, Teorias da Aprendizagem e da Comunicação. 

Published

2024-07-27

How to Cite

Araujo dos Santos, F. A., Assunção, A., & Tavares. (2024). INTEGRATIVE BIBLIOGRAPHIC REVIEW: THE BRAZILIAN CONTEXT OF RESEARCH ON CYBERBULLYING. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4066–4074. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4066-4074