The ADDRESSED REPORT WRITING

AN ACADEMIC FORMATION DEVICE IN SCHOOL PSYCHOLOGY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2152

Keywords:

Education, Institutional Analysis, Internship

Abstract

The present article aims to present the exercise of writing addressed reports as a device for academic formation in the Psychology course. Focusing on School/Educational Psychology, this experience was formalized in the internship and extension practice of the COLA/UFRJ Project, which conducts Institutional Analysis work with groups of professionals from public schools in Rio de Janeiro. The construction of reports in the Project adopts addressing the writing to professionals and schools as an exercise for students to perceive themselves in the force diagram analyzed in the meetings. The exercise of addressed writing expanded the analyses of the meetings held and grounded the interventive stance. Thus, the reports became a device, as they catalyzed academic formation and enabled the development of new ways of engaging in the interface between Psychology and Education.

Author Biographies

Clara Manhães de Pazos , Instituto de Psicologia/UFRJ - Av. Pasteur, 250, Pavilhão Nilton Santos - Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ, 22290-902

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi estagiária
no Projeto COLA: Construindo Olhares, Liberdades e Afetos/UFRJ (2022-2023).

Déborah Wachtmann Soares, Instituto de Psicologia/UFRJ - Av. Pasteur, 250, Pavilhão Nilton Santos - Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ, 22290-902

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Extensionista
no Projeto COLA (2023-2024) e no Projeto Trans-formando o Passado e Germinando o
Futuro (2024-Atual), ambos pela UFRJ na área de Psicologia Escolar e Educacional.
Estagiária de apoio à inclusão escolar em uma escola privada no Município do Rio de Janeiro
(2022-Atual).

Francisco Teixeira Portugal, Instituto de Psicologia/UFRJ - Av. Pasteur, 250, Pavilhão Nilton Santos - Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ, 22290-902

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e
doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia
Social da UFRJ. Coordenador do projeto de extensão e estágio em Psicologia Escolar e
Educacional, Projeto COLA/UFRJ. Pesquisas em Psicologia Social e História da Psicologia.

Giuliana Volfzon Mordente, FEBF/UERJ - R. Gen. Manoel Rabelo, s/n - Vila São Luis, Duque de Caxias - RJ, 25065-050

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em
Pedagogia pela UNIBF. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em
Psicologia da UFRJ (PPGP/UFRJ). Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação
em Psicologia da UFRJ (PPGP/UFRJ). Especialista em Educação Transformadora pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Adjunta de
Psicologia Educacional da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)/ Faculdade de
Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Coordenadora de estágio e extensão em Psicologia Escolar e Educacional, Projeto COLA/UFRJ (2022-2024). Foi professora substituta do
Instituto de Psicologia da UFRJ (2020-2022). Tem experiência em pesquisa na área de
Psicologia Social; subáreas de Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos
seguintes temas: educação democrática; neoliberalismo escolar; direitos humanos,
esquizoanálise; análise institucional. Professora de ensino básico. Bolsista CNPq (mestrado e
doutorado) e bolsista FAPERJ Nota 10 (doutorado).

Marina Diuana Martins, Instituto de Psicologia/UFRJ - Av. Pasteur, 250, Pavilhão Nilton Santos - Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ, 22290-902

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Extensionista
no Projeto COLA (2022-2023). Atua como psicóloga escolar em uma escola privada no
Município de Niterói (2023-atual).

Vítor Autran Braga, Instituto de Psicologia/UFRJ - Av. Pasteur, 250, Pavilhão Nilton Santos - Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ, 22290-902

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi estagiário
e extensionista no Projeto COLA/UFRJ (2022-2024).

Published

2025-07-18

How to Cite

Pazos , C. M. de, Soares, D. W., Portugal, F. T., Mordente, G. V., Martins, M. D., & Braga, V. A. (2025). The ADDRESSED REPORT WRITING: AN ACADEMIC FORMATION DEVICE IN SCHOOL PSYCHOLOGY. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(2), 5451–5460. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2152