A ESCRITA DE RELATÓRIOS ENDEREÇADOS
UM DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2152Palavras-chave:
Educação, Análise Institucional, EstágioResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o exercício da escrita endereçada de relatórios como dispositivo para a formação profissional no curso de Psicologia. Com foco de atuação na Psicologia Escolar/Educacional, essa experiência foi formalizada na prática de estágio e extensão do Projeto COLA/UFRJ, o qual desenvolve um trabalho de Análise Institucional com grupos de profissionais de escolas públicas cariocas. A construção de relatórios no Projeto adota o endereçamento da escrita aos profissionais e às escolas como exercício para os(as) estudantes se perceberem no diagrama de forças analisado nos encontros. O exercício da escrita endereçada ampliou as análises dos encontros realizados e fundamentou a postura interventiva. Os relatórios se constituíram, então, como dispositivo, na medida em que catalisaram a formação profissional e possibilitaram a produção de novos modos de habitar o campo de articulação entre Psicologia e Educação.