A ESCRITA DE RELATÓRIOS ENDEREÇADOS

UM DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2152

Palavras-chave:

Educação, Análise Institucional, Estágio

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o exercício da escrita endereçada de relatórios como dispositivo para a formação profissional no curso de Psicologia. Com foco de atuação na Psicologia Escolar/Educacional, essa experiência foi formalizada na prática de estágio e extensão do Projeto COLA/UFRJ, o qual desenvolve um trabalho de Análise Institucional com grupos de profissionais de escolas públicas cariocas. A construção de relatórios no Projeto adota o endereçamento da escrita aos profissionais e às escolas como exercício para os(as) estudantes se perceberem no diagrama de forças analisado nos encontros. O exercício da escrita endereçada ampliou as análises dos encontros realizados e fundamentou a postura interventiva. Os relatórios se constituíram, então, como dispositivo, na medida em que catalisaram a formação profissional e possibilitaram a produção de novos modos de habitar o campo de articulação entre Psicologia e Educação.

Biografia do Autor

Clara Manhães de Pazos , Instituto de Psicologia/UFRJ - Av. Pasteur, 250, Pavilhão Nilton Santos - Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ, 22290-902

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi estagiária
no Projeto COLA: Construindo Olhares, Liberdades e Afetos/UFRJ (2022-2023).

Déborah Wachtmann Soares, Instituto de Psicologia/UFRJ - Av. Pasteur, 250, Pavilhão Nilton Santos - Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ, 22290-902

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Extensionista
no Projeto COLA (2023-2024) e no Projeto Trans-formando o Passado e Germinando o
Futuro (2024-Atual), ambos pela UFRJ na área de Psicologia Escolar e Educacional.
Estagiária de apoio à inclusão escolar em uma escola privada no Município do Rio de Janeiro
(2022-Atual).

Francisco Teixeira Portugal, Instituto de Psicologia/UFRJ - Av. Pasteur, 250, Pavilhão Nilton Santos - Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ, 22290-902

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e
doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia
Social da UFRJ. Coordenador do projeto de extensão e estágio em Psicologia Escolar e
Educacional, Projeto COLA/UFRJ. Pesquisas em Psicologia Social e História da Psicologia.

Giuliana Volfzon Mordente, FEBF/UERJ - R. Gen. Manoel Rabelo, s/n - Vila São Luis, Duque de Caxias - RJ, 25065-050

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em
Pedagogia pela UNIBF. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em
Psicologia da UFRJ (PPGP/UFRJ). Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação
em Psicologia da UFRJ (PPGP/UFRJ). Especialista em Educação Transformadora pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Adjunta de
Psicologia Educacional da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)/ Faculdade de
Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Coordenadora de estágio e extensão em Psicologia Escolar e Educacional, Projeto COLA/UFRJ (2022-2024). Foi professora substituta do
Instituto de Psicologia da UFRJ (2020-2022). Tem experiência em pesquisa na área de
Psicologia Social; subáreas de Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos
seguintes temas: educação democrática; neoliberalismo escolar; direitos humanos,
esquizoanálise; análise institucional. Professora de ensino básico. Bolsista CNPq (mestrado e
doutorado) e bolsista FAPERJ Nota 10 (doutorado).

Marina Diuana Martins, Instituto de Psicologia/UFRJ - Av. Pasteur, 250, Pavilhão Nilton Santos - Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ, 22290-902

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Extensionista
no Projeto COLA (2022-2023). Atua como psicóloga escolar em uma escola privada no
Município de Niterói (2023-atual).

Vítor Autran Braga, Instituto de Psicologia/UFRJ - Av. Pasteur, 250, Pavilhão Nilton Santos - Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ, 22290-902

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi estagiário
e extensionista no Projeto COLA/UFRJ (2022-2024).

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Publicado

2025-07-18

Como Citar

Pazos , C. M. de, Soares, D. W., Portugal, F. T., Mordente, G. V., Martins, M. D., & Braga, V. A. (2025). A ESCRITA DE RELATÓRIOS ENDEREÇADOS: UM DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(2), 5451–5460. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2152