CRITICAL ANALYSIS OF GUIDELINES FOR MONITORING THE DEVELOPMENT OF CHILDREN WITH CONGENITAL ZIKA VIRUS SYNDROME

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e4.a2026.id2596

Keywords:

Public health policy, arboviruses, microcephaly

Abstract

O impacto da Síndrome Congênita do Zika vírus (SCZ), nas crianças acometidas por alterações em seu desenvolvimento funcional e neuropsicomotor, compromete a qualidade de vida destas e de suas famílias. Este estudo teve como objetivo analisar as opções políticas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças brasileiras com síndrome congênita acometidas por ZIKV. Realizou-se estudo qualitativo exploratório, documental e analítico, baseado na abordagem What’s The Problem Represented to Be? - (WPR), buscando interrogar as problemáticas presentes nas políticas de forma crítica, identificando representações destes problemas e as opções políticas. Os achados apontam para a forte influência da dimensão biologicista nas discussões sobre os determinantes da transmissibilidade e desfechos adversos decorrentes do ZIKV, limitando a implementação de políticas integradas; responsabilização da mulher no processo de cuidado; baixo envolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção da doença, reduzindo as ações da vigilância em saúde ao diagnóstico e tratamento; abordagem de forma  superficial das ações no campo do acolhimento e da educação em saúde. Os silêncios e as narrativas identificados no documento fragilizam a formulação de políticas intersetoriais e a implementação de ações que respondam de forma integral à complexidade do problema.

Author Biographies

Laís Cardozo dos Santos, Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019). Mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2023). Pesquisadora do grupo de pesquisa Vigilância em Saúde no SUS (VigSUS) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-graduanda no curso urso de Especialização em Ensino e Saúde Integral pela Universidade Federal do Piauí.

Ariadne Barbosa do Nascimento Einloft, Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde/Fiocruz, Salvador-BA

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2001), mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2014) e doutorado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2022). Pós-doutoranda do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, pesquisa qualitativa, saúde pública, método de aprendizagem e avaliação de programas e projetos de saúde.

Danielle Cabrini, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES

Nutricionista (2004) e Mestre em Ciência da Nutrição (2007) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em Minas Gerais. Doutora em Saúde Coletiva (2014) pela Fundação Oswaldo Cruz (IFF/FIOCRUZ) no Rio de Janeiro. É professora e pesquisadora na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em Vitória, Espírito Santo, Brasil, desde 2010. Em parceria com a Fiocruz Brasília, é docente no mestrado do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Saúde e atua como pesquisadora associada no Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura e no Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA). É pesquisadora nos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: 1) Alimentação, Nutrição, Cultura e Sociedade e 2) Educação e Humanidades em Saúde.

Glauce Dias da Costa, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG

Possui graduação em Nutrição (2004), Mestrado (2006) e doutorado (2013) em Ciência da Nutrição pela UFV, além de Pós-Doutorado na University of Edinburgh (2020). Professora Adjunta no Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, com foco em Nutrição e Saúde Coletiva. Coordena os grupos de pesquisa VIgSUS, com projetos sobre vigilância em saúde e nutricional, e NutrirCOM, voltado para atendimento nutricional a mulheres com obesidade. Membro do grupo de pesquisa que realiza consultoria científica para o Ministério da Saúde e participa do Programa de Inovação em Docência Universitária da UFV (PRODUS). Trabalha com temas como nutrição comportamental, prevenção da má nutrição, segurança alimentar, educação nutricional e metodologias ativas de ensino. Publicou artigos sobre nutrição e saúde, com destaque para doenças crônicas, infecciosas (arboviroses) e alimentação escolar, além de ser autora de livros e capítulos sobre vigilância em saúde, métodos ativos de ensino e políticas de saúde.

Published

2026-01-24

How to Cite

Santos, L. C. dos, Einloft, A. B. do N., Cabrini, D., & Costa, G. D. da. (2026). CRITICAL ANALYSIS OF GUIDELINES FOR MONITORING THE DEVELOPMENT OF CHILDREN WITH CONGENITAL ZIKA VIRUS SYNDROME. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(4). https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e4.a2026.id2596

Issue

Section

Artigos