ENTRE COSTURAS E DESAMPARO: UMA ANÁLISE DA PRECARIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DAS COSTUREIRAS DO POLO DE CONFECÇÕES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2754

Keywords:

Saúde do trabalhador, Determinantes sociais da saúde, representação social

Abstract

The transformations in the world of work have been intense, driven by globalization, which promotes increasing flexibility of processes. The research aims to understand the processes of precariousness of seamstresses in the home-based work environment from the perspective of social representations. Exploratory and descriptive study, with a qualitative approach, using Juan Samaja's social reproduction of health, in the economic-technoeconomic and biocommunal dimensions with seamstresses in the home environment in Santa Cruz do Capibaribe/PE. Observations and 20 semi-structured interviews were carried out between October 2023 and April 2024. This work presents evidence, regarding biocommunal reproduction, that members reproduce their living conditions as social organisms. In the productive activity of clothing, several risks arise during the development of work and these factors can lead to health problems. In the technoeconomic dimension, the findings reveal a great precariousness of the workforce in the home environment, resulting in important social problems. In this productive context, informality, outsourcing, subcontracting, low qualifications and intense working hours stand out, which extend beyond sewing activities, also including domestic tasks. The results found can support managers and health professionals, and can direct measures to minimize the process of illness among the working population and their families, being an important instrument for local governance.

Author Biographies

Janine Magaly Arruda Tavares, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Pós-graduada em Fonoaudiologia Hospitalar; em Saúde Pública; e Enfermagem do Trabalho. Bacharel em Fonoaudiologia e Enfermagem. Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE Campus Caruaru, em Regime de Dedicação Exclusiva, desde 2011. Ministrando aulas no Curso de Segurança do Trabalho na modalidade integrada e subsequente, nas disciplinas de Fundamentos de Atendimento Pré-hospitalar; Patologia Ocupacional e Programas de Saúde no Trabalho. Docente da Pós graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho, ministrando a disciplina O Ambiente e as Doenças do Trabalho. Já atuou como Coordenadora do Eixo Segurança do Trabalho e como Vice-coordenadora da Pós graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho, além da Coordenação de Apoio ao Ensino e ao Estudante – CAEE do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Caruaru.

Myriam Alexandra dos Santos Batalha Dias Nunes Lopes, Universidade de Aveiro - UA

Myriam Lopes é Professora Associada no Departamento de Ambiente e Planeamento da Universidade de Aveiro e investigadora no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM). Foi Membro do Conselho Geral da Universidade de Aveiro. Atualmente é Vice-Coordenadora do CESAM e também Membro do Conselho do Departamento de Ambiente e Planeamento. É licenciada em engenharia ambiental, mestre em Poluição Atmosférica e doutora em Ciências Aplicadas ao Ambiente. Durante a sua graduação, realizou mobilidade de intercâmbio na Universidad Complutense de Madrid, Espanha.
É uma investigadora bem estabelecida em ciências ambientais e engenharia com foco em poluição atmosférica e efeitos na saúde; Gestão da Qualidade do Ar, Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas, incluindo soluções baseadas na Natureza; Gestão e Políticas Ambientais; Sustentabilidade Urbana; Metabolismo Urbano e Economia Circular; Comportamento e Envolvimento dos Cidadãos em Políticas Ambientais e Planeamento Urbano.
Atuou como oradora principal para académicos, público em geral e audiências de stakeholders. Participou em vários projetos nacionais e internacionais como investigadora e também como coordenadora/coordenadora nacional (FCT; EU/H2020);
É responsável pela orientação/co-orientação científica de 8 Pós-doutorados, 15 Doutorados. (6 concluídos); 54 MSc (53 concluídos). É também responsável pelos cargos e supervisão científica no âmbito de projetos de investigação. É representante da Universidade de Aveiro na Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP) e no Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável de Estarreja (PACOPAR).

Solange Laurentino dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Cirurgiã Dentista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (1986). Professora Associada IV do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema/UFPE. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFPE (Curso de Mestrado e Doutorado). Vice-coordenadora da área acadêmica em Saúde Coletiva. Pós-Doutorado no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2020-2021). Doutora em Saúde Pública (2009) e Mestre em Saúde Pública (2003) pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/CPqAM da Fundação Oswaldo Cruz pelo qual recebeu menção honrosa no Premio em Ciência e Tecnologia do SUS 2003. Cursou especialização em Odontopediatria (1998) e Morfologia (2000) pela UFPE. Líder do Grupo de Pesquisas Câncer, Ambiente, Territórios Vulneráveis certificado pela UFPE/CNPq. Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde/UFPE (2014 - 2020). Atuou como membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Medicina (2013-2019). Tem experiência em Saúde Coletiva atuando nos seguintes temas: Epidemiologia, Vigilância em Saúde com ênfase em Abordagem Ecossistêmica em Saúde Humana, Avaliação de Programas e Saúde Bucal Coletiva.

Published

2025-12-06

How to Cite

Tavares, J. M. A., Lopes, M. A. dos S. B. D. N., & Santos, S. L. dos. (2025). ENTRE COSTURAS E DESAMPARO: UMA ANÁLISE DA PRECARIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DAS COSTUREIRAS DO POLO DE CONFECÇÕES. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 5957–5966. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2754

Issue

Section

Artigos