ENTRE COSTURAS E DESAMPARO: UMA ANÁLISE DA PRECARIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DAS COSTUREIRAS DO POLO DE CONFECÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2754

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Determinantes sociais da saúde, representação social

Resumo

As transformações no mundo do trabalho têm sido intensas, impulsionadas pela globalização, que promovem uma crescente flexibilidade de processos. A pesquisa objetiva compreender os processos de precarização das costureiras no ambiente laboral-domiciliar sob a ótica das representações sociais. Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando a reprodução social da saúde de Juan Samaja, nas dimensões biocomunal e tecnoeconômica com costureiras do ambiente domiciliar em Santa Cruz do Capibaribe/PE. Foram realizadas observações e 20 entrevistas semiestruturadas no período entre outubro de 2023 e abril de 2024. Este trabalho apresenta evidências, no que concerne a reprodução biocomunal, na qual os membros reproduzem suas condições de vida como organismos sociais. Na atividade produtiva da confecção, diversos riscos se apresentam durante o desenvolvimento do trabalho e esses fatores podem levar a problemas de saúde. Já na dimensão tecnoeconômica, os achados revelam uma grande precarização da força de trabalho no ambiente domiciliar, resultando importantes problemas sociais. Nesse contexto produtivo, destacam-se a informalidade, a terceirização, as subcontratações, a baixa qualificação e a intensa jornada de trabalho, que se estendem além das atividades de costura, incluindo também as tarefas domésticas. Os resultados encontrados podem apoiar gestores e profissionais de saúde, podendo direcionar medidas minimizadoras do processo de adoecimento da população trabalhadora e de suas famílias, sendo, um instrumento importante para governança local.

Biografia do Autor

Janine Magaly Arruda Tavares, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Pós-graduada em Fonoaudiologia Hospitalar; em Saúde Pública; e Enfermagem do Trabalho. Bacharel em Fonoaudiologia e Enfermagem. Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE Campus Caruaru, em Regime de Dedicação Exclusiva, desde 2011. Ministrando aulas no Curso de Segurança do Trabalho na modalidade integrada e subsequente, nas disciplinas de Fundamentos de Atendimento Pré-hospitalar; Patologia Ocupacional e Programas de Saúde no Trabalho. Docente da Pós graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho, ministrando a disciplina O Ambiente e as Doenças do Trabalho. Já atuou como Coordenadora do Eixo Segurança do Trabalho e como Vice-coordenadora da Pós graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho, além da Coordenação de Apoio ao Ensino e ao Estudante – CAEE do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Caruaru.

Myriam Alexandra dos Santos Batalha Dias Nunes Lopes, Universidade de Aveiro - UA

Myriam Lopes é Professora Associada no Departamento de Ambiente e Planeamento da Universidade de Aveiro e investigadora no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM). Foi Membro do Conselho Geral da Universidade de Aveiro. Atualmente é Vice-Coordenadora do CESAM e também Membro do Conselho do Departamento de Ambiente e Planeamento. É licenciada em engenharia ambiental, mestre em Poluição Atmosférica e doutora em Ciências Aplicadas ao Ambiente. Durante a sua graduação, realizou mobilidade de intercâmbio na Universidad Complutense de Madrid, Espanha.
É uma investigadora bem estabelecida em ciências ambientais e engenharia com foco em poluição atmosférica e efeitos na saúde; Gestão da Qualidade do Ar, Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas, incluindo soluções baseadas na Natureza; Gestão e Políticas Ambientais; Sustentabilidade Urbana; Metabolismo Urbano e Economia Circular; Comportamento e Envolvimento dos Cidadãos em Políticas Ambientais e Planeamento Urbano.
Atuou como oradora principal para académicos, público em geral e audiências de stakeholders. Participou em vários projetos nacionais e internacionais como investigadora e também como coordenadora/coordenadora nacional (FCT; EU/H2020);
É responsável pela orientação/co-orientação científica de 8 Pós-doutorados, 15 Doutorados. (6 concluídos); 54 MSc (53 concluídos). É também responsável pelos cargos e supervisão científica no âmbito de projetos de investigação. É representante da Universidade de Aveiro na Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP) e no Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável de Estarreja (PACOPAR).

Solange Laurentino dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Cirurgiã Dentista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (1986). Professora Associada IV do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema/UFPE. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFPE (Curso de Mestrado e Doutorado). Vice-coordenadora da área acadêmica em Saúde Coletiva. Pós-Doutorado no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2020-2021). Doutora em Saúde Pública (2009) e Mestre em Saúde Pública (2003) pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/CPqAM da Fundação Oswaldo Cruz pelo qual recebeu menção honrosa no Premio em Ciência e Tecnologia do SUS 2003. Cursou especialização em Odontopediatria (1998) e Morfologia (2000) pela UFPE. Líder do Grupo de Pesquisas Câncer, Ambiente, Territórios Vulneráveis certificado pela UFPE/CNPq. Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde/UFPE (2014 - 2020). Atuou como membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Medicina (2013-2019). Tem experiência em Saúde Coletiva atuando nos seguintes temas: Epidemiologia, Vigilância em Saúde com ênfase em Abordagem Ecossistêmica em Saúde Humana, Avaliação de Programas e Saúde Bucal Coletiva.

Downloads

Publicado

2025-12-06

Como Citar

Tavares, J. M. A., Lopes, M. A. dos S. B. D. N., & Santos, S. L. dos. (2025). ENTRE COSTURAS E DESAMPARO: UMA ANÁLISE DA PRECARIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DAS COSTUREIRAS DO POLO DE CONFECÇÕES. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 5957–5966. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2754

Edição

Seção

Artigos