O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE ÀS IMPLICAÇÕES DA ATENÇÃO BÁSICA: DO PROFISSIONAL À COMUNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.16891/250Abstract
RESUMO
A Educação em Saúde é considerada o instrumento mais viável à promoção da integralidade, a começar pela Atenção Básica, que é a base do Sistema Único, no contexto da Estratégia Saúde da Família. Muitos profissionais têm dado pouco valor a esse instrumento e, quando o empregam, apenas transmitem o saber técnico, sem levar em conta os fatores condicionantes e determinantes que ampliam o contexto saúde-doença. Pretende-se propor uma reflexão sobre a importância das práticas educativas, pautadas numa relação direta entre profissional e comunidade, a fim de reorientar o modelo de assistência, valorizando o trabalho em grupo e incentivando a comunicação dialógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio do levantamento de textos produzidos principalmente sobre o tema Educação em Saúde e/ou atenção básica. Percebe-se que as ações de Educação em Saúde beneficiam a todos os sujeitos envolvidos nas atividades de acolhimento, promoção, proteção, recuperação, entre outras, como incentivam a cidadania, a autonomia e a responsabilidade social, ao passo que impulsionam a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave: Educação em Saúde; Princípio da Integralidade; Atenção Primária à Saúde.