AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.16891/747Abstract
O artigo tem como objetivo analisar, a partir dos trabalhos publicados nos anais do Encontro Regional de Ensino de Biologia – Regional 2 as contribuições do PIBID para a prática de ensino de Ciências e Biologia. A pesquisa, aqui sistematizada, apresenta-se como qualitativa, do tipo exploratória organizada por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura. De acordo com o presente estudo, observou-se através da revisão dos artigos publicados no EREBIO Regional 2, que as atividades práticas trabalhadas pelos os Pibidianos possibilitam e incentivam a criatividade na aula de Ciência e de Biologia. Estas, podem ser empregadas com diferentes objetivos, fornecendo diferentes contribuições para o ensino. O processo de ensino e de aprendizagem deve ser construído visando a integração de aulas teóricas e atividades práticas, possibilitando aos educandos, a construção de seu conhecimento. Para que as metodologias de ensino sejam implementadas de forma positiva, é necessária uma boa preparação do acadêmico durante o seu processo de formação. Foi possível analisar que o PIBID influencia positivamente o desenvolvimento das práticas de Ciências/Biologia. É necessária a aproximação entre a Universidade e a Escola para que juntas possam desenvolver projetos como o PIBID, estimulando o professor a refletir sobre a importância da teoria associada a prática na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de Biologia; Formação Inicial de Professores; Programa de Iniciação à Docência.
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