AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Authors

  • Maria Dauiane Ferreira Pereira URCA
  • Norma Suely Ramos Freire Bezerra URCA
  • Cicero Magérbio Gomes Torres URCA

DOI:

https://doi.org/10.16891/747

Abstract

O artigo tem como objetivo analisar, a partir dos trabalhos publicados nos anais do Encontro Regional de Ensino de Biologia – Regional 2 as contribuições do PIBID para a prática de ensino de Ciências e Biologia. A pesquisa, aqui sistematizada, apresenta-se como qualitativa, do tipo exploratória organizada por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura. De acordo com o presente estudo, observou-se através da revisão dos artigos publicados no EREBIO Regional 2, que as atividades práticas trabalhadas pelos os Pibidianos possibilitam e incentivam a criatividade na aula de Ciência e de Biologia. Estas, podem ser empregadas com diferentes objetivos, fornecendo diferentes contribuições para o ensino.  O processo de ensino e de aprendizagem deve ser construído visando a integração de aulas teóricas e atividades práticas, possibilitando aos educandos, a construção de seu conhecimento. Para que as metodologias de ensino sejam implementadas de forma positiva, é necessária uma boa preparação do acadêmico durante o seu processo de formação. Foi possível analisar que o PIBID influencia positivamente o desenvolvimento das práticas de Ciências/Biologia. É necessária a aproximação entre a Universidade e a Escola para que juntas possam desenvolver projetos como o PIBID, estimulando o professor a refletir sobre a importância da teoria associada a prática na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino de Biologia; Formação Inicial de Professores; Programa de Iniciação à Docência.


References

ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino de matemática: uma prática possível. Campinas: Papirus, 2001.

ANDRADE, M.M. de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

ALMEIDA, E.C.S: ANDRADE, J.M: BRASILINO, M.G.A, e FONSECA, M.G.A contribuição do PIBID/UFBB na Formação inicial de alunos de licenciaturas em Química. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 15. Anais... Brasília, 2010. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0851-2.pdf. Acesso em: novembro de 2018.

ANDRÉ, M. Pesquisa, Formação e Prática Docente. In Andrè, M. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, Papirus, 2012.

BACCON, Ana Lúcia Pereira. et al. Políticas públicas de formação de professores: a construção de saberes docente na formação inicial e continuada em serviço no contexto PIBID. Eixo 2. Políticas de Educação básica e de Formação e Gestão Escolar, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasil, 1988. Lei n. 12.796, de 4 de abril de 2013: altera a Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília: Planalto Central, 2013

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais (Ciências Naturais do Ensino Médio). V.4. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Portaria normativa no 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital nº 61/2013. Programa Institucional De Bolsa De Iniciação À Docência – PIBID. Brasília: MEC; CAPES; FNDE. 2013.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: Um Software Gratuito para Análise de dados Textuais. Temas em psicologia, v.21, n. 2, 2016.

CAPES. PIBID - Programa institucional de bolsa de iniciação à docência. Brasília (Brasil). Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: nov. 2018.

CARVALHO, J. P. F. de. SILVA, J. L. B. da. SILVESTRE, M A. PINTO, U. A. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: apontamentos sobre editais e formação de professores da Educação Básica. In: FARIAS, I. M. S. de. JARDILINO, J. R. L. SILVESTRE, M. A. Aprender a ser professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2015.

CATANI, D. B. et al. (Org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escritura Editora, 1997.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. PIBID – Programa institucional de bolsa de iniciação à docência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid.

DOURADO, LUIZ FERNANDES. Gestão da educação escolar. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2006.

FARIAS, ISABEL MARIA SABINO DE; JARDILINO, J. R. L. SILVESTRE, M. A. Aprender a ser professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIMENO-SACRISTÁN, J.G.; PÉREZ-GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4a ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

HOLANDA, D.S. et al. A contribuição do PIBID na formação docente: um relato de experiência. Encontro Nacional de Educação Matemática. Sociedade brasileira de matemática. 2013.

LAKATOS, E. M. MARCONI, M. A. Técnica de pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. A relação Teoria-prática na Formação de Professores em Educação Ambiental. In: CUNHA, Ana Maria de Oliveira et al.

Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. (2001). Alfabetização científica no contexto das séries inicias. Ensaio - Pesquisa em educação em ciências, v. 3, n. 1, jun. Disponível em: <http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v3_n1/leonir. PDF.

LUNDGREN, B. Fluorescein diacetate as a stain of metabolically active bacteria in soil. Oikos, 36:17-22, 1981.

MENDES, K. D. S. SILVEIRA, R. C. C. P, GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto e contexto enferm. 2008.

MINAYO, M. C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade, Petrópolis, Vozes, 2002.

OLIVEIRA, M. M, de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3 ed.

PIERSON, A., & NEVES, M. Interdisciplinaridade na formação de professores de Ciências: conhecendo obstáculos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 02(01), 2001.

PILETTI, N. Psicologia educacional. São Paulo: Ática, 1988.

ROSA, C. W.; PEREZ, C. A. S.; DRUM, C. (2007). Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em ensino de ciências, v. 12, n. 3, p.357-368. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID176/v12_n3_a2007.pdf.

SANTOS, R. S. O PIBID e a relação teoria e prática na formação continuada de docentes da educação básica. In: IV Anais jornada nacional de educação matemática, e XVII Jornada regional de educação matemática, Passo Fundo, RS, 2012.

SANTOS, VALDECÍ DOS. Dificuldades em ensinar/aprender cartografia nas séries iniciais: desafios na formação do professor/pedagogo. Revista Metáfora Educacional, n. 13, Feira de Santana – BA, dez./2012.

SILVA, L. H. A., & SCHNETZLER, R. P. A. (2006). Mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de Biologia. Revista Ciência e Educação, 12(1).

SILVA, F. S. S.; MORAIS, L. J. O.; CUNHA, I. P. R. Dificuldades dos professores de Biologia em ministrar aulas práticas em escolas da rede pública e privada do município de Imperatriz (MA). Revista Uni. v. 1, n. 1, 2011.

SOARES, Antonina Mendes Feitosa; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. A formação do professor de Ciências Naturais: rediscutindo a prática reflexiva. In: MENDES SOBRINHO, J. A. de C. (Org.). Ensino de ciência naturais: saberes e práticas docentes. Teresina: EDUFPI, 2013.

TORAL N, SLATER B, CINTRA IP, FISBERG M. Adolescent eating behavior regarding fruit and vegetable intakes. Rev Nutr 2006.

YOKOTA, R.T.C.; VASCONCELOS, T.F.; PINHEIROS, A.R.O.; SCHMITZ, B.A.S.; COITINHO, D.C.; RODRIGUES, M.L.C.F. Projeto "a escola promovendo hábitos alimentares saudáveis": comparação de duas estratégias de educação nutricional no Distrito Federal, Brasil. Rev Nutr. 2010.

ZUNINO, D. L., PIZANI & ALICIA, P. Aprendizagem da língua escrita na escola: Reflexões sobre a proposta pedagógica construtivista. 2º Ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995.

Published

2019-09-30

How to Cite

Pereira, M. D. F., Bezerra, N. S. R. F., & Torres, C. M. G. (2019). AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 7(2). https://doi.org/10.16891/747

Issue

Section

Artigos de Revisão