RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e1.a2023.pp1617-1626Resumo
Frente aos desafios da formação docente e tendo como foco possibilidades de inovação através da experiência do Programa de Residência Pedagógica (PRP), este trabalho buscou analisar a percepção dos residentes do PRP da Universidade Regional do Cariri (URCA), subprojeto Biologia, em relação a formação inicial docente face as experiências construídas no núcleo três desenvolvidas na cidade de Barbalha-CE. O estudo apresenta-se fundamentado na abordagem qualitativa, descritiva e documental. O corpus documental se constituiu a partir dos relatórios finais dos residentes do núcleo três, do subprojeto de biologia da URCA, no período compreendido entre 2021 e 2022. Para tratamento dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, cuja categorização se deu a partir da análise temática. Os resultados do estudo apontam que o PRP, subprojeto Biologia da URCA, é percebido pelos residentes, como significativo para a formação inicial docente. As percepções dos residentes apontam para a necessidade de uma ressignificação do processo pedagógico da formação mediante discussões sobre as dificuldades vivenciadas ao longo do desenvolvimento do programa. Os dados evidenciam ainda a necessidade de uma melhor compreensão sobre as dimensões do contexto escolar, e a articulação entre teoria e prática vivenciada através de um processo crítico, reflexivo e colaborativo. Os residentes relatam aproveitamento nos diversos momentos da formação, desde os encontros iniciais, promovidos pelo subprojeto Biologia, até a imersão na escola, incluindo o período de regência. Nos relatórios finais dos residentes, pode-se perceber a ênfase atribuída a oportunidade de crescimento profissional vivenciada na residência. Dessa forma, conclui-se que o Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, colabora de forma positiva para o processo de formação inicial docente, uma vez que promove a ressignificação das práticas pedagógicas, contribuindo para o entendimento do papel do professor, dentro da sala de aula, na comunidade escolar e na sociedade, tendo sido, portanto, uma experiência exitosa.