COVID-19 E O ACESSO TECNOLÓGICO DE PAIS E ALUNOS A EDUCAÇÃO REMOTA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS

Autores

  • Cicero Magerbio Gomes Torres Universidade Regional do Cariri
  • Maria Naline Amorim Graduada em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco(UPE), Petrolina-PE, Brasil.
  • Williany Alves Pereira Bezerra Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Petrolina-PE, Brasil.
  • Francielton Amorim Marçal Graduando em Enfermagem pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO), Juazeiro do Norte-CE, Brasil.
  • Socorro Márcia Gomes Torres Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação do Crato.

DOI:

https://doi.org/10.16891/867

Resumo

Em 2020 houve no Brasil a confirmação da infecção pelo SARS-CoV-2 em seres humanos, na qual a doença foi nomeada como o novo Coronavírus (COVID-19). O presente artigo apresenta uma análise dos resultados de uma pesquisa sobre a pandemia da COVID-19 e seus reflexos frente ao acesso tecnológico de pais e alunos a educação de escolas públicas e privadas. O trabalho apresenta-se fundamentado na metodologia exploratória do tipo qualitativa realizada a partir de fontes secundárias relacionada com a literatura pertinente à temática. Considerou-se para isso artigos publicados na base de dados google scholar publicados no ano 2020, bem como livros e capítulos de livros eletrônicos sobre o Coronavírus e a educação pública e privada do Brasil. Os resultados explicitam as diferenças sociais e econômicas dos pais e respectivamente dos alunos frente ao acesso as tecnologias, as diferentes perspectivas das instituições de ensino público e privado em relação às ações para o desenvolvimento do ensino e as dificuldades dos pais quanto ao acompanhamento dos filhos tendo em vista a aprendizagem em meio à crise global da pandemia em nosso país. Conclui-se que a maioria das instituições de ensino público passa por dificuldades em termos políticos e estruturais, ao tempo que as instituições privadas têm despontado em relação ao ensino remoto haja vista a natureza autossustentável das mesmas. Pode-se perceber as dificuldades dos pais em relação às condições sociais e econômicas para aquisição de celulares, computadores compatíveis e aquisição de pacotes de internet, bem como a complexidade por residirem em locais de difícil acesso a internet. Desta forma a pandemia da COVID – 19 tem evidenciado desigualdades significativas quanto ao acesso à educação no país.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp785-792

 

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Torres, C. M. G., Amorim, M. N., Bezerra, W. A. P., Marçal, F. A., & Torres, S. M. G. (2020). COVID-19 E O ACESSO TECNOLÓGICO DE PAIS E ALUNOS A EDUCAÇÃO REMOTA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(3), 785–792. https://doi.org/10.16891/867

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)