INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: MOVIMENTO ARTICULADOR DO FAZER PEDAGÓGICO E DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.16891/742Resumo
A interdisciplinaridade tem sido um tema bastante discutido, seja no âmbito das universidades ou no contexto da escola. Neste sentido, o trabalho tem por objetivo investigar sobre como a interdisciplinaridade é entendida e praticada pelos professores que lecionam Biologia no Ensino Médio. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa, do tipo exploratória, desenvolvida por meio de um estudo de caso. Foi realizado na E.E.M de Tempo Integral Wilson Gonçalves, localizada na cidade do Crato – CE, e na E.E.M Figueiredo Correia, localizada na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Participaram da pesquisa dois professores de cada escola, que lecionam a disciplina de biologia. Foram aplicados quatro questionários estruturados e a análise das respostas obtidas por meio da análise de conteúdo. Os dados apontaram que os professores apresentam pontos comuns quanto ao significado do termo interdisciplinaridade. Para os professores o termo significa uma interação entre conteúdos de distintas disciplinas com o objetivo de fundamentar o assunto abordado nas aulas de Biologia. Conclui-se com isso que a interdisciplinaridade possa fazer parte da ação docente enquanto ação mediada por um processo epistemológico e didático mais integrado e sistêmico considerando o contexto social e educacional dos alunos e da comunidade escolar e que os professores possam, neste contexto, utilizar desta riquíssima forma de ensinar.
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