INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: MOVIMENTO ARTICULADOR DO FAZER PEDAGÓGICO E DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Yarlla Santos Amorim UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Débora de Menezes Dantas UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Ana Maria de Souza Alves UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Francisco Cezar Alves de Oliveira UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Elaine Cristina Conceição de Oliveira UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Norma Suelly Ramos Freire Bezerra UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Francileide Vieira Figueiredo UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Cicero Magerbio Gomes Torres Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.16891/742

Resumo

A interdisciplinaridade tem sido um tema bastante discutido, seja no âmbito das universidades ou no contexto da escola. Neste sentido, o trabalho tem por objetivo investigar sobre como a interdisciplinaridade é entendida e praticada pelos professores que lecionam Biologia no Ensino Médio. A pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa, do tipo exploratória, desenvolvida por meio de um estudo de caso. Foi realizado na E.E.M de Tempo Integral Wilson Gonçalves, localizada na cidade do Crato – CE, e na E.E.M Figueiredo Correia, localizada na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Participaram da pesquisa dois professores de cada escola, que lecionam a disciplina de biologia. Foram aplicados quatro questionários estruturados e a análise das respostas obtidas por meio da análise de conteúdo. Os dados apontaram que os professores apresentam pontos comuns quanto ao significado do termo interdisciplinaridade. Para os professores o termo significa uma interação entre conteúdos de distintas disciplinas com o objetivo de fundamentar o assunto abordado nas aulas de Biologia. Conclui-se com isso que a interdisciplinaridade possa fazer parte da ação docente enquanto ação mediada por um processo epistemológico e didático mais integrado e sistêmico considerando o contexto social e educacional dos alunos e da comunidade escolar e que os professores possam, neste contexto, utilizar desta riquíssima forma de ensinar.

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

Amorim, Y. S., Dantas, D. de M., Alves, A. M. de S., Oliveira, F. C. A. de, Oliveira, E. C. C. de, Bezerra, N. S. R. F., Figueiredo, F. V., & Torres, C. M. G. (2020). INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: MOVIMENTO ARTICULADOR DO FAZER PEDAGÓGICO E DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(1), 409–416. https://doi.org/10.16891/742

Edição

Seção

Artigos Originais