A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE VALORES NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: UM ESTUDO DE CASO NA E.E.I.F. JOÃO XXIII DE CAMPOS SALES-CE

Autores

  • Erionilda Maria do Nascimento
  • Cicero Magerbio Gomes Torres

DOI:

https://doi.org/10.16891/617

Resumo

Este é um estudo sobre a contribuição da escola democrática no fortalecimento dos valores. Seu principal objetivo é Analisar a contribuição da escola democrática na formação de valores dos educandos. A investigação assume como objetivo geral analisar como acontece na prática essa contribuição da escola no fortalecimento dos valores dos educandos. Sua problemática está consubstanciada nas seguintes preocupações: Verificar como os valores contribuem na formação do indivíduo? Identificar a maneira que a escola está trabalhando os valores? Compreender como os profissionais das escolas são preparados para trabalhar os valores dentro da mesma? Com base nesses questionamentos desenvolvemos uma pesquisa com abordagem qualitativa, a fim de construir estudos de casos sobre o como os valores são trabalhados dentro da Escola de Ensino Infantil e Fundamental João XXIII. O procedimento de produção de dados utilizados foi um questionário individual semiestruturado. A análise dos dados apoiou-se na análise temática qualitativa. O referencial teórico conta com as formulações de Araújo (2001), Freire (1996), Mannheim (1972), entre outros que tão bem referenciam esse tema. A análise confirma que o ambiente escolar muito contribui para o fortalecimentos de valores, mas que muito ainda precisa ser feito em relação há essa temática. Os dados mostram que, mesmo tendo toda uma história de formação rica, diversificada, diferenciada e voltada para a docência, os participantes da pesquisa ainda vivenciam angústias, incertezas nas suas práticas diárias, embora demonstrem mais resiliência diante de tais adversidades. Registram que precisam de apoio, sobretudo no que concerne a formas de se trabalhar o fortalecimento dos valores, uma vez que as preocupações dessas características e falta dos mesmos são as que mais os tencionam. Os achados da pesquisa, grosso modo, reforçam a necessidade urgente do delineamento de uma política por parte dos órgãos públicos educacionais voltado para essa temática.

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Publicado

2019-01-09

Edição

Seção

Humanas