FATORES QUE LEVAM O ALUNO A ENGAJAR-SE EM PROGRAMAS DE MONITORIA ACADÊMICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.16891/77Abstract
RESUMO
A monitoria funciona como o primeiro contato do aluno com à docência. Frequentemente utilizada para cumprir atividades extra curriculares, como meio de obtenção de carga horaria ou para obtenção de pontos validos em concursos/pós-graduação, a monitoria vem assumindo funções diferentes da iniciação à docência. O presente estudo objetivou mostrar quais os fatores levam os alunos a buscar se integrar em um programa de monitoria. O trabalho foi desenvolvido dentro das dependências de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Juazeiro do Norte – CE, participaram do estudo 34 alunos que fazem ou fizeram parte de algum programa de monitoria acadêmica da área da saúde, acidentalmente escolhidos. Os instrumentos utilizados para a obtenção dos dados foram questionários aplicados aos monitores e ex-monitores de alguma disciplina, sendo os dados expostos na forma de gráficos. Os resultados mostram que o maior interesse em se tornar monitor não está em facilitar a aprendizagem dos alunos e sim em conseguir carga horaria para o próprio monitor, pontos para concursos/pós-graduação, o que demostra interesse em satisfazer objetivos pessoais e não coletivos. O programa de monitoria acadêmica funciona como atividade de iniciação à docência. No entanto, apesar de ter se tornado uma prática comum no ensino universitário, ainda precisa ser aprimorada para atender ao objetivo de preparar acadêmicos para a docência.
Palavras-Chave: Docência, Monitores, Carga horaria.