REFLEXOS DA DESIGUALDADE: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.16891/777Abstract
Em tempos de pandemia, percebe-se que inúmeros são os questionamentos acerca dos rumos que o mundo irá seguir. A área da saúde, da economia, assim como na educação já está sendo impactadas. Sendo assim, o objetivo principal deste artigo é travar um discursão sobre os desafios da educação brasileira em tempos de pandemia, apresentando as marcas da desigualdade desde a sua gênese, assim como os seus impactos na atualidade brasileira. A abordagem utilizada foi a qualitativa. No que se refere a caracterização do estudo quanto aos objetivos utilizou-se a pesquisa exploratória, explicativa e descritiva. No que concerne aos procedimentos aplicou-se a pesquisa bibliográfica. Constatou-se por meio deste estudo que a educação é fruto da desigualdade social, visto que está intrinsecamente relacionada ao surgimento do próprio país, que por sua vez é oriundo de um contexto eminentemente desigual. Conclui-se, portanto, que a educação brasileira possui marcas muito intensas do seu passado histórico que se refletem até os dias atuais, evidenciando o seu teor ainda segregacionista e de reforço a desigualdade. Com a pandemia do coronavírus este caráter se mostra ainda mais visível quando nem todos tem as mesmas condições para o acesso à educação.
DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp605-613