REFLEXOS DA DESIGUALDADE: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Jessica Laiane de Sousa Felipe Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Eliza Souza Silva Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Damião Gonçalves de Sousa Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.16891/777

Resumo

Em tempos de pandemia, percebe-se que inúmeros são os questionamentos acerca dos rumos que o mundo irá seguir. A área da saúde, da economia, assim como na educação já está sendo impactadas. Sendo assim, o objetivo principal deste artigo é travar um discursão sobre os desafios da educação brasileira em tempos de pandemia, apresentando as marcas da desigualdade desde a sua gênese, assim como os seus impactos na atualidade brasileira. A abordagem utilizada foi a qualitativa. No que se refere a caracterização do estudo quanto aos objetivos utilizou-se a pesquisa exploratória, explicativa e descritiva. No que concerne aos procedimentos aplicou-se a pesquisa bibliográfica. Constatou-se por meio deste estudo que a educação é fruto da desigualdade social, visto que está intrinsecamente relacionada ao surgimento do próprio país, que por sua vez é oriundo de um contexto eminentemente desigual. Conclui-se, portanto, que a educação brasileira possui marcas muito intensas do seu passado histórico que se refletem até os dias atuais, evidenciando o seu teor ainda segregacionista e de reforço a desigualdade. Com a pandemia do coronavírus este caráter se mostra ainda mais visível quando nem todos tem as mesmas condições para o acesso à educação.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp605-613

 

Biografia do Autor

Jessica Laiane de Sousa Felipe, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Bacharel em Serviço Social pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio e Pós Graduada em Gestão Social, Redes e Defesa de Direitos pela Universidade Anhanguera Uniderp

Eliza Souza Silva, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Bacharel em Serviço Social pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Damião Gonçalves de Sousa, Universidade Regional do Cariri - URCA

Licenciatura em História pela Universidade Regional do Cariri

Pós graduado em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN

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Publicado

2020-10-31

Como Citar

Felipe, J. L. de S., Silva, E. S., & Sousa, D. G. de. (2020). REFLEXOS DA DESIGUALDADE: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(3), 605–613. https://doi.org/10.16891/777

Edição

Seção

Artigos Originais