OS IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO POR MEIO DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Raul Sousa Andreza Biomédico ,Docente da Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães -FAMA e Faculdade de Ciências Exatas e Humanas do Sertão Central do São Francico- FACESF
  • Edislayne Jiselly de Souza Alves Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA.
  • Lidiane Hilário Martins Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA.
  • Renata Hilário Silva Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA.
  • Shirley Daiane Alves da Silva Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA.
  • Thalia Lima Nogueira Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA.
  • Amanda Raquel Novaes Gomes Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA.
  • Janete Clair da Silva Santos Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA.

DOI:

https://doi.org/10.16891/840

Resumo

As ações executadas em função do enfrentamento à pandemia causada pela COVID - 19, apesar de necessárias, conduziram a uma série de consequências em distintos setores principalmente na educação através do distanciamento social, exigindo a implementação do ensino intermediado por tecnologias que por apresentar limitações e falhas ainda se manifesta como um dilema a sociedade acadêmica. O estudo analisou de que forma a educação está sendo afetada perante atual situação do novo Coronavírus e os efeitos no processo de ensino e de aprendizagem por meio de atividades remotas. Pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa, mediante aplicação de um questionário eletrônico por meio da plataforma Google Forms. A amostra foi constituída por 185 acadêmicos das mais diferentes regiões do Brasil, 45,9% destes apontaram que estão sendo visivelmente impactados pela pandemia e 40,5% revelaram que por meio do novo método online estão apresentando um desempenho ruim. As maiores dificuldades referiram-se a problemas em nível pessoal e emocional, acesso à internet e a falta de habilidades no uso de tecnologias. Diante dos resultados, 56,4% dos discentes se posicionaram contra o retorno das atividades de ensino remoto na graduação. Os dados mostraram que apesar da didática virtual representar a melhor alternativa às circunstâncias atuais, a maneira com que a mesma tem se colocado em prática não tem gerado os benefícios esperados, principalmente pelos obstáculos técnicos e estruturais encontrados e bem como as dificuldades individuais de cada estudante que não podem ser resolvidas com uma simples solução empregada de forma generalizada.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp630-635

 

 

Biografia do Autor

Raul Sousa Andreza, Biomédico ,Docente da Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães -FAMA e Faculdade de Ciências Exatas e Humanas do Sertão Central do São Francico- FACESF

Biomédico ,Docente FAMA /FACESF e Orientador da Liga Acadêmica de Ensino em Saúde e Pesquisa -LAESP/ FAMA.

Edislayne Jiselly de Souza Alves, Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA.

Acadêmica de Enfermagem e Membro da Liga Acadêmica de Ensino em Saúde e Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - LAESP/ FAMA.

Lidiane Hilário Martins, Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA.

Acadêmica de Enfermagem e Membro da Liga Acadêmica de Ensino em Saúde e Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - LAESP/ FAMA.

Renata Hilário Silva, Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA.

Acadêmica de Farmácia e Membro da Liga Acadêmica de Ensino em Saúde e Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - LAESP/ FAMA.

Shirley Daiane Alves da Silva, Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA.

Acadêmica de Enfermagem e Membro da Liga Acadêmica de Ensino em Saúde e Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - LAESP/ FAMA.

Thalia Lima Nogueira, Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA.

Acadêmica de Enfermagem e Membro da Liga Acadêmica de Ensino em Saúde e Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - LAESP/ FAMA.

Amanda Raquel Novaes Gomes, Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA.

Psicológa,Docente da Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA. Orientadora da Liga Acadêmica de  Ensino em Saúde e Pesquisa - LAESP/ FAMA.

Janete Clair da Silva Santos, Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA.

Química, Docente da Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães- FAMA e Orientadora da Liga Acadêmica de Ensino em Saúde e Pesquisa - LAESP /FAMA.

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Andreza, R. S., Alves, E. J. de S., Martins, L. H., Silva, R. H., Alves da Silva, S. D., Nogueira, T. L., Novaes Gomes, A. R., & da Silva Santos, J. C. (2020). OS IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO POR MEIO DO ENSINO REMOTO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(3), 630–635. https://doi.org/10.16891/840

Edição

Seção

Artigos Originais