OS IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO POR MEIO DO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.16891/840Abstract
As ações executadas em função do enfrentamento à pandemia causada pela COVID - 19, apesar de necessárias, conduziram a uma série de consequências em distintos setores principalmente na educação através do distanciamento social, exigindo a implementação do ensino intermediado por tecnologias que por apresentar limitações e falhas ainda se manifesta como um dilema a sociedade acadêmica. O estudo analisou de que forma a educação está sendo afetada perante atual situação do novo Coronavírus e os efeitos no processo de ensino e de aprendizagem por meio de atividades remotas. Pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa, mediante aplicação de um questionário eletrônico por meio da plataforma Google Forms. A amostra foi constituída por 185 acadêmicos das mais diferentes regiões do Brasil, 45,9% destes apontaram que estão sendo visivelmente impactados pela pandemia e 40,5% revelaram que por meio do novo método online estão apresentando um desempenho ruim. As maiores dificuldades referiram-se a problemas em nível pessoal e emocional, acesso à internet e a falta de habilidades no uso de tecnologias. Diante dos resultados, 56,4% dos discentes se posicionaram contra o retorno das atividades de ensino remoto na graduação. Os dados mostraram que apesar da didática virtual representar a melhor alternativa às circunstâncias atuais, a maneira com que a mesma tem se colocado em prática não tem gerado os benefícios esperados, principalmente pelos obstáculos técnicos e estruturais encontrados e bem como as dificuldades individuais de cada estudante que não podem ser resolvidas com uma simples solução empregada de forma generalizada.
DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp630-635