INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS DO CÂNCER DE MAMA EM MULHERES NO MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE-CEARÁ

Authors

  • Marina Rodrigues da Silva Batista FACULDADE DE MEDICINA ESTÁCIO DE JUAZEIRO DO NORTE
  • Tatianny Alves de França CENTRO UNIVERSITÁRIO DR.LEÃO SAMPAIO-UNILEÃO
  • Joel Freires de Alencar Arrais FACULDADE DE MEDICINA ESTÁCIO DE JUAZEIRO DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.16891/880

Abstract

O câncer de mama é a neoplasia de maior morbimortalidade entre as mulheres brasileiras. O município de Juazeiro do Norte-Ceará, localizado ao sul do estado, vivencia inquietudes sócio-demográficas na integralidade do cuidado a mulher. O presente estudo teve como objetivo caracterizar os indicadores epidemiológicos do câncer de mama em mulheres no município de Juazeiro do Norte-Ceará. A pesquisa realizou-se no âmbito do município, durante os meses de fevereiro a outubro de 2019, através das informações contidas nas bases de dados: SIA/SUS, SISMAMA, DATASUS, Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 21a Coordenadoria Regional de Saúde (CRES). Foram considerados os dados relacionados ao período de 2009-2018, onde os resultados analisados foram compilados e apresentados em quadros e gráficos com auxílio do software EXCEL 2010. As mulheres juazeirenses realizaram 839 exames de rastreamento mamográfico no período de 2009-2014. A incidência no período de 2009-2014 foi sete (7) casos registrados, onde o ano de 2014 teve o maior registro. No período de 2009-2018, o número de óbitos femininos por câncer de mama foram 164 casos, representando 2,48% do total de óbitos femininos. O perfil epidemiológico de mulheres juazeirenses com câncer de mama tem se modificado ao longo dos últimos anos, com a efetivação das ações na linha de cuidado pela Atenção Primária à Saúde (APS), na tentativa de superar as fragilidades na linha de produção voltada ao fluxo de assistência à mulher.

 

DOI: 10.16891/2317-434X.v9.e1.a2021.pp905-914

 

Author Biographies

Marina Rodrigues da Silva Batista, FACULDADE DE MEDICINA ESTÁCIO DE JUAZEIRO DO NORTE

FISIOTERAPEUTA;  PÓS-GRADUANDA EM FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL; FORMAÇÃO EM REABILITAÇÃO DO SISTEMA LINFÁTICO PELO MÉTODO GODOY DE DRENAGEM LINFÁTICA; FORMAÇÃO BASICA DO MÉTODO PILATES; PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES (PICs); MASSOTERAPEUTA NO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO-SESC.

Tatianny Alves de França, CENTRO UNIVERSITÁRIO DR.LEÃO SAMPAIO-UNILEÃO

FISIOTERAPEUTA; PROFESSORA NO CENTRO UNIVERSITARIO DR LEÃO SAMPAIO (UNILEÃO); FISIOTERAPEUTA NO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO; ESP. EM FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPEDICA E DESPORTIVA; MESTRANDA EM ENSINO EM SAÚDE; FORMAÇÃO CLÍNICA EM PILATES CLÍNICO; REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG); MULLIGAN CONCEPT; PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS; AVANÇADO EM HÉRNIA DE DISCO; EXAME MUSCULO-ESQUELÉTICO BASEADO EM EVIDÊNCIAS DA ACURÁCIA DIAGNÓSTICA; PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES (PICs).

Joel Freires de Alencar Arrais, FACULDADE DE MEDICINA ESTÁCIO DE JUAZEIRO DO NORTE

FISIOTERAPEUTA; PÓS-GRADUADO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR; PÓS-GRADUANDO EM TERAPIA INTENSIVA; FISIOTERAPEUTA INTENSIVISTA NO HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI-HRC.

Published

2020-12-23

How to Cite

Rodrigues da Silva Batista, M., Alves de França, T., & Freires de Alencar Arrais, J. (2020). INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS DO CÂNCER DE MAMA EM MULHERES NO MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE-CEARÁ. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 9(1), 905–914. https://doi.org/10.16891/880

Issue

Section

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)