POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE ESTÁGIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2148

Palavras-chave:

Relato de experiência; Práticas do psicólogo; Educação Básica.

Resumo

Este relato de experiência tem o objetivo de descrever as principais ações e reflexões de uma prática de estágio curricular de um curso de graduação em Psicologia, realizadas em uma escola pública de ensino médio, localizada em um município do interior do Rio Grande do Sul, a partir de uma perspectiva de trabalho da Psicologia Escolar e Educacional (PEE). No estágio, foram realizados acolhimentos individuais aos alunos, grupos de reflexão, bem como um projeto de iniciação científica com alunos do segundo ano do ensino médio. A demanda inicial da escola constituía-se nas crises de ansiedade recorrentes dos alunos. Constatou-se que, devido à alta demanda dos acolhimentos individuais, os grupos foram essenciais para a atenção disposta aos alunos e o auxílio em suas questões emocionais, o que contribuiu com as relações escolares de cada sujeito participante e, consequentemente, com os processos educativos. Destaca-se como resultado que o projeto de iniciação científica permitiu um aprimoramento no pensamento crítico e reflexivo dos estudantes, bem como abriu espaço para uma nova compreensão da escola sobre a prática da PEE. Conclui-se que o estágio foi importante para causar pequenas fissuras no funcionamento institucionalizado da escola, ensejando abertura para outra atuação em PEE. 

Biografia do Autor

Gabriel Ennes da Silva, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Santa Maria - RS.

Gabriel Ennes da Silva, psicólogo clínico, graduado pela Faculdade Integrada de Santa
Maria (FISMA), pós-graduado em Psicanálise Clínica pela Faculdade Metropolitana.

Silvana Maia Borges, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria - RS.

Silvana Maia Borges, psicóloga, mestra em educação pela Universidade Federal da
Fonteira Sul (UFFS) e doutoranda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Cristine Gabrielle da Costa dos Reis, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Santa Maria - RS.

Cristine Gabrielle da Costa dos Reis, Docente, Psicóloga Clínica, graduada pela
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Psicologia com ênfase em
Saúde pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2025-07-18

Como Citar

Silva, G. E. da, Borges, S. M., & Reis, C. G. da C. dos. (2025). POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE ESTÁGIO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(2), 5431–5440. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2148