POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE ESTÁGIO
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2148Palavras-chave:
Relato de experiência; Práticas do psicólogo; Educação Básica.Resumo
Este relato de experiência tem o objetivo de descrever as principais ações e reflexões de uma prática de estágio curricular de um curso de graduação em Psicologia, realizadas em uma escola pública de ensino médio, localizada em um município do interior do Rio Grande do Sul, a partir de uma perspectiva de trabalho da Psicologia Escolar e Educacional (PEE). No estágio, foram realizados acolhimentos individuais aos alunos, grupos de reflexão, bem como um projeto de iniciação científica com alunos do segundo ano do ensino médio. A demanda inicial da escola constituía-se nas crises de ansiedade recorrentes dos alunos. Constatou-se que, devido à alta demanda dos acolhimentos individuais, os grupos foram essenciais para a atenção disposta aos alunos e o auxílio em suas questões emocionais, o que contribuiu com as relações escolares de cada sujeito participante e, consequentemente, com os processos educativos. Destaca-se como resultado que o projeto de iniciação científica permitiu um aprimoramento no pensamento crítico e reflexivo dos estudantes, bem como abriu espaço para uma nova compreensão da escola sobre a prática da PEE. Conclui-se que o estágio foi importante para causar pequenas fissuras no funcionamento institucionalizado da escola, ensejando abertura para outra atuação em PEE.