PESQUISA-INTERVENÇÃO PARTICIPATIVA NA PRODUÇÃO DE ANÁLISES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2162

Palavras-chave:

Pesquisa-Intervenção, Subjetividade, Psicologia Escolar e Educacional

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo produzir análises sobre o fracasso escolar em uma perspectiva interventiva, inventiva e participativa. Elegemos como participantes membros do corpo docente e uma turma de estudantes de uma escola pública situada em uma cidade do interior do estado do Tocantins. Utilizamos como estratégia metodológica a Pesquisa-Intervenção em articulação com ferramentas da Análise Institucional, com apoio em pistas teóricas provenientes da filosofia da diferença e de formulações feitas por Michel Foucault.  Ao longo do percurso de pesquisa, fizemos levantamentos bibliográficos e promovemos intervenções em articulação com atividades de ensino e de extensão. Na intervenção com o corpo docente, questionamos a lógica medicalizante e a culpabilização presentes em discursos científicos e midiáticos, que distorcem a realidade ao ignorar a complexidade e a multiplicidade de fatores envolvidos na produção do fracasso escolar. A abordagem foi pautada pelo respeito e pelo cuidado necessários para não incorrermos no erro de culpabilizar professores pelos problemas que desafiam a comunidade escolar. Nos encontros com os estudantes, promovemos a participação por meio de atividades interativas e criativas. Na ocasião, constatamos mobilizações afetivas com potencial para impulsionar o desenvolvimento dos participantes. Todavia, registramos a circulação de afetos paralisantes que denunciam angústia, medo, opressão e violência no contexto escolar. Futuras pesquisas interventivas serão realizadas para intensificarmos processos de produção de conhecimento em articulação com o desenvolvimento de ações participativas, criativas e inventivas em Psicologia Escolar e Educacional. 

Biografia do Autor

Ladislau Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo - USP, com estágio doutoral na Division of Health Research - Lancaster University (Reino Unido). Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins. Coordenou o Curso de Psicologia da UFT entre 2022 e 2024. Membro do GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. É membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Coordena o projeto de extensão, intitulado, Oficinas de Orientação Profissional para Jovens Estudantes da Rede Pública de Ensino. Desenvolve pesquisas na interface Psicologia/Educação. Principais temas: práticas escolares e produção de subjetividade; relações étnicas e raciais na interface psicologia/educação; intervenções psicossociais em contextos escolares; processos de inclusão e de exclusão escolar.

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Publicado

2025-07-18

Como Citar

Nascimento, L. (2025). PESQUISA-INTERVENÇÃO PARTICIPATIVA NA PRODUÇÃO DE ANÁLISES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO TOCANTINS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(2), 5472–5485. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2162