PESQUISA-INTERVENÇÃO PARTICIPATIVA NA PRODUÇÃO DE ANÁLISES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2162Palavras-chave:
Pesquisa-Intervenção, Subjetividade, Psicologia Escolar e EducacionalResumo
Esta pesquisa teve como objetivo produzir análises sobre o fracasso escolar em uma perspectiva interventiva, inventiva e participativa. Elegemos como participantes membros do corpo docente e uma turma de estudantes de uma escola pública situada em uma cidade do interior do estado do Tocantins. Utilizamos como estratégia metodológica a Pesquisa-Intervenção em articulação com ferramentas da Análise Institucional, com apoio em pistas teóricas provenientes da filosofia da diferença e de formulações feitas por Michel Foucault. Ao longo do percurso de pesquisa, fizemos levantamentos bibliográficos e promovemos intervenções em articulação com atividades de ensino e de extensão. Na intervenção com o corpo docente, questionamos a lógica medicalizante e a culpabilização presentes em discursos científicos e midiáticos, que distorcem a realidade ao ignorar a complexidade e a multiplicidade de fatores envolvidos na produção do fracasso escolar. A abordagem foi pautada pelo respeito e pelo cuidado necessários para não incorrermos no erro de culpabilizar professores pelos problemas que desafiam a comunidade escolar. Nos encontros com os estudantes, promovemos a participação por meio de atividades interativas e criativas. Na ocasião, constatamos mobilizações afetivas com potencial para impulsionar o desenvolvimento dos participantes. Todavia, registramos a circulação de afetos paralisantes que denunciam angústia, medo, opressão e violência no contexto escolar. Futuras pesquisas interventivas serão realizadas para intensificarmos processos de produção de conhecimento em articulação com o desenvolvimento de ações participativas, criativas e inventivas em Psicologia Escolar e Educacional.