FORMAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA PARA SERVIDORES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2346Resumo
O presente artigo busca promover reflexões sobre a Educação Profissional Tecnológica (EPT) e as capacitações na área de comunicação interna da Rede Federal, especificamente, sobre comunicação não violenta voltada aos servidores. Refere-se a uma escrita a partir do estado do conhecimento, tendo como base conceitual os campos epistêmicos da educomunicação e da educação profissional tecnológica como aspecto propulsor da formação humana integral. Este artigo é uma revisão bibliográfica produzida por meio de pesquisa realizada no catálogo de teses e dissertações da Capes e no Observatório ProfEPT. Constatou-se que não há produções acadêmicas que abordam o tema e que propõe oficina voltada aos servidores com a temática da Comunicação não violenta no campo da educação profissional. Sendo assim, além de um tema necessário, constitui-se como uma investigação pioneira que deseja colaborar com a conscientização sobre o processo comunicativo visando alcançar a comunidade interna e externa da Rede Federal.