FORMAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA PARA SERVIDORES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2346

Resumo

O presente artigo busca promover reflexões sobre a Educação Profissional Tecnológica (EPT) e as capacitações na área de comunicação interna da Rede Federal, especificamente, sobre comunicação não violenta voltada aos servidores. Refere-se a uma escrita a partir do estado do conhecimento, tendo como base conceitual os campos epistêmicos da educomunicação e da educação profissional tecnológica como aspecto propulsor da formação humana integral. Este artigo é uma revisão bibliográfica produzida por meio de pesquisa realizada no catálogo de teses e dissertações da Capes e no Observatório ProfEPT. Constatou-se que não há produções acadêmicas que abordam o tema e que propõe oficina voltada aos servidores com a temática da Comunicação não violenta no campo da educação profissional. Sendo assim, além de um tema necessário, constitui-se como uma investigação pioneira que deseja colaborar com a conscientização sobre o processo comunicativo visando alcançar a comunidade interna e externa da Rede Federal.

Biografia do Autor

Luícia Ferreira Silva Monte, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Comunicação Social habilitação em Jornalismo e Relações Publicas pela Universidade Estadual do Piauí (2016) e MBA em Gestão de Eventos pela Faculdade Alfamérica (2016). Atualmente atua no departamento de Relações Públicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró.

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorado pela Universidade do Minho em Portugal e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Piauí. Doutorado e Mestrado em Ciências da Educação pela UFRN. Pedagoga, Psicopedagoga, Psicanalista e Jornalista pela UFRN. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e inovação. No IFRN, atua como Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmica (PPGEP/IFRN), do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF/IFRN) e dos Cursos Superiores de Graduação. Coordenadora Institucional do Programa Pibid/IFRN financiado pela agência de fomento CAPES, no período de 2013 até 2018. Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica/IFRN financiado pela agência CAPES, de 2018 até o ano corrente. Coordenadora do Projeto de Extensão "Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN", desde 2017. Membro dos Grupos de Pesquisa credenciados ao CNPQ: "Escola Contemporânea e Olhar Sociológico (ECOS), da UFRN?, "Observatório de políticas públicas de educação profissional (OPPEP)" e ?Observatório da Diversidade (ObDiversidade) do IFRN?. Integra a Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). No Jornalismo, integra a equipe de redação e de reportagem do veículo de comunicação ?Potiguar Notícias? (portal eletrônico, rádio, TV digital e redes sociais). As atividades profissionais realçam proximidade com os campos epistêmicos: Formação de professores, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica, Ensino Superior, Processos Cognitivos, Teorias da Aprendizagem, Teorias da Comunicação e Espaços Educativos não Escolares.

Downloads

Publicado

2025-04-16

Como Citar

Ferreira Silva Monte, L., & Maria Batista do Nascimento Tavares, A. (2025). FORMAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA PARA SERVIDORES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5159–5170. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2346

Edição

Seção

Artigos