DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE COMER TRANSTORNADO NA ADOLESCÊNCIA: ALERTA PARA UM PERÍODO DESAFIADOR
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2495Palavras-chave:
Insatisfação corporal, Transtornos da Alimentação e da Ingestão de Alimentos, Educação em SaúdeResumo
A adolescência compreende um período de grandes transformações, que podem ocasionar insatisfações e comportamentos alimentares controversos e inadequados. Nesse cenário, profissionais de saúde e educadores devem ser orientados quanto a discursos e atitudes que possam acarretar agravos à saúde dos adolescentes. Dessa forma, o presente trabalho objetivou elaborar, desenvolver e avaliar um material educativo para profissionais de saúde e educadores sobre suscetibilidade ao comer transtornado e seus desdobramentos na adolescência, a partir de três etapas: 1 - revisão narrativa; 2 - elaboração do material; 3 - desenvolvimento e avaliação do material por pareceristas e público. Os dados foram coletados por meio do autopreenchimento de questionários semiestruturados, com perguntas sociodemográficas e de opinião. Para análise do nível de concordância expresso pela escala Likert foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de cada pergunta avaliativa e o IVC global, para cada grupo avaliador. Com base na avaliação de aparência (IVC global 0,86±0,10) e conteúdo (IVC global 0,96±0,05), aprimorou-se o material educativo e realizou-se o encaminhamento para avaliação do público, onde alcançou um IVC global superior (0,98±0,04) e acima dos parâmetros mínimos recomendados, indicando efetividade no processo de desenvolvimento e conformidade para o uso de profissionais de saúde e educadores.