DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE COMER TRANSTORNADO NA ADOLESCÊNCIA: ALERTA PARA UM PERÍODO DESAFIADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2495

Palavras-chave:

Insatisfação corporal, Transtornos da Alimentação e da Ingestão de Alimentos, Educação em Saúde

Resumo

A adolescência compreende um período de grandes transformações, que podem ocasionar insatisfações e comportamentos alimentares controversos e inadequados. Nesse cenário, profissionais de saúde e educadores devem ser orientados quanto a discursos e atitudes que possam acarretar agravos à saúde dos adolescentes. Dessa forma, o presente trabalho objetivou elaborar, desenvolver e avaliar um material educativo para profissionais de saúde e educadores sobre suscetibilidade ao comer transtornado e seus desdobramentos na adolescência, a partir de três etapas: 1 - revisão narrativa; 2 - elaboração do material; 3 - desenvolvimento e avaliação do material por pareceristas e público. Os dados foram coletados por meio do autopreenchimento de questionários semiestruturados, com perguntas sociodemográficas e de opinião. Para análise do nível de concordância expresso pela escala Likert foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de cada pergunta avaliativa e o IVC global, para cada grupo avaliador. Com base na avaliação de aparência (IVC global 0,86±0,10) e conteúdo (IVC global 0,96±0,05), aprimorou-se o material educativo e realizou-se o encaminhamento para avaliação do público, onde alcançou um IVC global superior (0,98±0,04) e acima dos parâmetros mínimos recomendados, indicando efetividade no processo de desenvolvimento e conformidade para o uso de profissionais de saúde e educadores.

Biografia do Autor

Beatriz Alves Bernardo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Residente do programa Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), Universidade Federal Fluminense (UFF); Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Ana Paula Fernandes Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Associado II da Escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF)/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Nutricionista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Laryssa Rodrigues Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduanda em Nutrição; Bolsista de Iniciação Científica; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2025-12-14

Como Citar

Bernardo, B. A., Gomes, A. P. F., & Ferreira, L. R. (2025). DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE COMER TRANSTORNADO NA ADOLESCÊNCIA: ALERTA PARA UM PERÍODO DESAFIADOR. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 6170–6183. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2495

Edição

Seção

Artigos