ENTRE JUVENTUDES, PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO SOCIAL: RELATO DE UM ESTÁGIO ESPERANÇADO

AN ACCOUNT ON A HOPED INTERNSHIP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e4.a2026.id2534

Palavras-chave:

Jovens, vulnerabilidades sociais, oficinas

Resumo

Este artigo deriva da experiência de estágio de duas estudantes de psicologia e sua supervisora, realizado entre março e junho de 2022 em uma instituição do terceiro setor na região metropolitana de Florianópolis, Santa Catarina. A organização oferece projetos educativos e de capacitação profissional a adolescentes e jovens adultos/as em situação de vulnerabilidade social. As estagiárias realizaram oficinas semanais dentro do eixo “Humanidade e Cidadania” com cerca de vinte e cinco jovens de um projeto preparatório para o Programa Jovem Aprendiz. A intervenção foi embasada na articulação entre a perspectiva educativa freiriana e a proposta de pesquisarCOM, de Marcia Moraes, abordagens que contribuíram para uma atuação crítica e a relação de vínculo entre estagiárias-educadoras e participantes do projeto. As oficinas possibilitaram um espaço de reflexão sobre diversidade, inclusão e garantia de direitos, na interface com juventudes e suas possibilidades. Além de proporcionar acolhimento e cuidado integral, esse espaço mobilizou nos/as jovens a imaginação de futuros que podem transgredir as expectativas sociais que lhes são impostas.

Biografia do Autor

Letícia Zanella Sais, Centro Universitário CESUSC (UNICESUSC)

Especializanda em Psicologia Existencialista pelo Centro Universitário CESUSC (UNICESUSC). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário CESUSC (UNICESUSC) e em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC.

Roberta Dutra de Souza, Centro Universitário CESUSC (UNICESUSC)

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário CESUSC (UNICESUSC), Florianópolis/SC.

Maria Luiza Rovaris Cidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Psicanalista praticante em Florianópolis/SC com formação na Escola Brasileira de Psicanálise (AMP). Doutora e mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ.

Downloads

Publicado

2026-01-24

Como Citar

Sais, L. Z., Souza, R. D. de, & Cidade, M. L. R. (2026). ENTRE JUVENTUDES, PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO SOCIAL: RELATO DE UM ESTÁGIO ESPERANÇADO: AN ACCOUNT ON A HOPED INTERNSHIP. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(4), 6196–6205. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e4.a2026.id2534

Edição

Seção

Artigos