PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE O ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DA REGIÃO AMAZÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e4.a2026.id2869

Palavras-chave:

Segurança do Paciente; Educação em enfermagem; Currículo.

Resumo

O estudo objetivou investigar a percepção dos discentes de enfermagem a respeito do componente curricular Segurança do Paciente e qualidade nos serviços de saúde cursado na graduação de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido no ano de 2023, em uma Instituição de Ensino Superior situada na região amazônica. A amostra foi composta por 27 alunos. Os dados foram coletados individualmente por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. A partir da Análise de Conteúdo das entrevistas, emergiram três categorias e sete subcategorias. As nuvens de palavras, geradas com a ferramenta WordArt, permitiram visualizar os termos mais recorrentes. Foi possível identificar por meio dos relatos dos discentes, que a inclusão da disciplina na grade curricular contribuiu para o aperfeiçoamento do conhecimento sobre Segurança do Paciente, a partir dos procedimentos metodológicos de ensino utilizados. Os estudantes expuseram que houve uma mudança de visão e percepção, otimização da relação teoria e prática, dinamismo no processo de ensino, além de ter colaborado com a identificação de eventos adversos e lacunas assistenciais durante as práticas realizadas nos serviços de saúde. Faz-se necessário a inclusão intencional da temática Segurança do Paciente nos currículos de enfermagem, a fim de auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a prestação de um cuidado seguro e eficaz.

Biografia do Autor

Maiza de Oliveira Abreu Pires, Universidade do Estado do Pará - UEPA. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia.

Mestre em Ensino em Saúde na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará-UEPA. Graduada em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia - FADBA. Possui Residência em Enfermagem Hospitalar com ênfase em saúde do idoso permutando: Unidades de Clínica Médica, Pré e Pós Cirúrgicas, Unidade Coronariana, Centro de Terapia Intensiva Clínica e Cirúrgica pelo Hospital Adventista Silvestre - HAS - Rio de Janeiro. Pós-graduada em Métodos de Ensinagem e Aprendizagem na Perspectiva Andragógica pela FADBA. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em unidade de clínica médica e emergência, prestando assistência direta ao paciente idoso com doenças agudas, crônicas e em cuidados paliativos. Atuou por muitos anos como supervisora de estágio da graduação em Enfermagem com estágio Supervisionado Hospitalar e supervisão de estágios de outros módulos práticos. Possui experiência em organização e avaliação de exames práticos no formato de simulação realística. Participou como Professora coordenadora da linha de Pesquisa Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Atua como docente universitária desde 2017. Atuou como docente e membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) da Faculdade Adventista da Amazônia-FAAMA.

Edna Ferreira Coelho Galvão, Universidade do Estado do Pará - UEPA. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia.

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Oswaldo Aranha (1989), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é professor adjunto VI da Universidade do Estado do Pará. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: ensino em saúde, metodologia científica e ética em pesquisa, processos de investigação e promoção de saúde, corporalidade e processos de subjetivação, saúde coletiva e saberes e práticas em saúde, lazer e ludicidade.

Thays de Paula Carneiro da Anunciação, Faculdade Adventista da Amazônia - FAAMA

Discente do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Adventista da Amazônia. Integrante da Linha de Pesquisa Saúde Integral e da Linha de Pesquisa Segurança do Paciente e qualidade em serviços de saúde da Faculdade Adventista da Amazônia. Faz parte da Linha de Pesquisa Investigação Epidemiológica de Doenças na Amazônia e é Vice Presidente da Liga Acadêmica de Habilidades Básicas em Enfermagem desde o ano de 2023.

Steffany Rocha Oliveira, Faculdade Adventista da Amazônia - FAAMA

Discente do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Adventista da Amazônia. Integrante da Linha de Pesquisa Segurança do Paciente e qualidade em serviços de saúde, secretária da Liga Acadêmica de Habilidades Básicas em Enfermagem e participa da linha de pesquisa Investigações Epidemiológicas de Doenças na Amazônia (IEDA) da Faculdade Adventista da Amazônia.  Membro do grupo de pesquisa Efeitos da Meditação transcendental em variáveis cardiovasculares e plasmáticas, da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2026-01-24

Como Citar

Pires, M. de O. A., Galvão, E. F. C., Anunciação, T. de P. C. da, & Oliveira, S. R. (2026). PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE O ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DA REGIÃO AMAZÔNICA . Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(4). https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e4.a2026.id2869

Edição

Seção

Artigos