A RELAÇÃO COM O SABER E A ESCOLA NA PERSPECTIVA DE BERNARD CHARLOT: PERCEPÇÕES DOS JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO PADRE CÍCERO (JUAZEIRO DO NORTE/CE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2906

Palavras-chave:

socioeducandos privados de liberdade, relação com o saber, políticas públicas

Resumo

Esta pesquisa busca compreender como os socioeducandos do Centro Socioeducativo Padre Cícero (CSPC), em Juazeiro do Norte (CE) se relacionam com o saber e a escola. Objetiva entender as relações e sentidos que os socioeducandos privados de liberdade mantêm e atribuem aos saberes construídos, considerando as percepções e significados para a sua trajetória de vida, junto à família, ao bairro e à escola. Adota a Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot, que enfatiza a importância de compreender como o sujeito se relaciona com o mundo e constrói seu conhecimento. Utiliza a metodologia qualitativa, analisa documentos e entrevistas semiestruturadas realizadas, com base em instrumento de coleta de dados denominado Balanços do Saber criado por Bernard Charlot e a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados indicam que os sujeitos enfocados: 1) atribuem pouco sentido à educação escolar obtida em liberdade quanto em privação de liberdade para as suas vidas; 2) os socioeducandos valorizam as atividades socioeducativas, principalmente as que envolvem a possibilidade de profissionalização. A pesquisa sinaliza que o reordenamento e qualificação das políticas públicas de educação, devem levar em conta expectativas e necessidades específicas dos jovens e adolescentes em privação de liberdade.

Biografia do Autor

Francisca Carminha Monteiro de Lima Salatiel de Alencar, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato-CE

Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Graduada em Direito pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Graduada em História pela faculdade de Filosofia do Crato CE. Professora efetiva do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri.

Crislane Barbosa de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN

Professora Associada IV do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pós-doutora em Educação, com supervisão de Bernard Charlot. É orientadora de mestrado e doutorado em Educação e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Diversidade - GEPHED/UFRN.Foi professora de Educação Básica na rede privada e na rede pública estadual e municipal de ensino em Sergipe. Tem experiência nas áreas de História e de Educação, com ênfase em Ensino de História, História da Educação e nas relações entre Educação e Diversidade. Atua nos níveis de ensino, pesquisa e extensão, principalmente, nos seguintes temas: instituições escolares, reformas educacionais, História da República, ensino de História, educação e diversidade, práticas pedagógicas e formação de professores (inicial e continuada). É autora de livros e dezenas de artigos científicos, principalmente, nas linhas História da Educação, Ensino de História e Formação de professores.

Downloads

Publicado

2025-12-13

Como Citar

Alencar, F. C. M. de L. S. de, & Azevedo, C. B. de. (2025). A RELAÇÃO COM O SABER E A ESCOLA NA PERSPECTIVA DE BERNARD CHARLOT: PERCEPÇÕES DOS JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO PADRE CÍCERO (JUAZEIRO DO NORTE/CE). Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 6138–6148. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2906

Edição

Seção

Artigos