VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA – UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS JUDICIAIS CRIMINAIS EM JUAZEIRO DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.16891/307Resumo
Na crescente onda de crimes e violência em nossa sociedade, um grupo social específico, os LGBT, passaram também a sofrer as consequências dessa anomalia que está a provocar o padecimento da sociedade. Dado divulgado pelo Grupo Gay da Bahia através de relatório anual que revelam o aumento de homossexuais vítimas de crimes letais contra vida. Esse trabalho funda-se no projeto de iniciação cientifica intitulado, “Violência Homofóbica e despachos judiciais no Cariri cearense – Uma análise dos discursos e dos documentos judiciais”. Tendo como ponto fulcral a análise dos discursos dos atores que constituem o processo e dos documentos produzidos pela Justiça Criminal, buscando identificar qualquer forma de expressão voluntária e involuntária que possa ser identificada, definida ou classificada como sendo de unho ou natureza homofóbica. A base da pesquisa se deu pela adoção do procedimento de estudo de caso descritivo de natureza qualitativa. Metodologicamente se foi feito uso dos apontamentos de Gil (2009) quando o autor ressalta que o estudo de caso presta-se para análise o funcionamento de organizações, daí o interesse pela utilização da orientação para se estudar a partir dos documentos oficiais – processos judiciais criminais e inquéritos policiais – a postura do Judiciário em relação às práticas homofóbicas e as tecnologias de gênero. Identificou-se nestes discursos a manifestação da abjeção por parte das ordens arquitetônicas e dos posicionamentos de defesa do autor (réus) de tais crimes, que identificam e julgam negativo o desejo homoerótico por levar a ruptura dos padrões de normalidade sexual, historicamente estabelecidos e reproduzidos pelos discursos do Judiciário. Finalmente, se percebeu que categorias advindas dos estudos de gênero (discursos queer e discurso LGBT), tais como heteronormatividade, heterossexualidade compulsória e heterossexismo se encontram presentes nas estruturas do complexo sistema de execução e justiça criminal cearense. Embora as investigações não tenham sido concluídas, pode- se antecipar que em todos os discursos analisados existe alguma referência à vida sexual da vítima, e em alguns deles com sentido pejorativo, reducionista e discriminatório.
Palavras-chave: Violência homofobia; Abjeção; Heteronormatividade
Referências
REFERÊNCIAS
DAVI, Edmar Henrique Dariell. Macho a qualquer custo: investigação das relações de gênero através da análise de processos criminais. Minas Gerais, Revista Caderno Espaço Feminino. , n° 16, p 85 – 107, 2006.
IÑIGUEZ, Lupicinio. Uberlândia. Análise de discursos na ciências sociais. Tradução de Vera Lúcia Jocelyne. Petrópolis: Vozes, 2005.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2010.
MISCOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 2. Ed. revista e ampliada. Belo Horizonte: Autêntica Editora. Universidade Federal de Outro Preto, 2013 (Série Cadernos da Diversidade).
MOTT, Luiz; CIQUEIRA, Marcelo. Matei porque odeio gay. Bahia. Grupo Gay da Bahia, 2003.
OLIVEIRA, José Marcelo Domingos. Desejo, Preconceito e Morte: assassinatos de LGBT em Sergipe – 1980 a 2010. Natal, RN, 2012, volume único. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Universidade Federal de Rio Grande do Norte.
SOUZA, Luiz Antônio Francisco; ABATINI, Thiago Teixeiras; MAGALHÃES, Boris Ribeiro. Michel Foucault Sexualidade Corpo e Direito. Marília, SP: Cultura Popular Unesp Marília, 2011.