EDITORIAL: PESQUISAS PARTICIPATIVAS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES EM TERRITÓRIOS ESCOLARES/EDUCACIONAIS

Autores

  • Luciana Lobo Miranda Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Tadeu Lucas de Lavor Filho Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • José Alves de Souza Filho Universidade Federal do Pará – UFPA

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id3230

Resumo

Em novembro de 2023 nos reunimos para coordenar o GT Pesquisas Participativas e Produção de Subjetividade em Territórios Escolares/Educacionais no XXII Encontro Nacional da Associação Brasileira em Psicologia Social, ocorrido em Niterói, Rio de Janeiro (ABRAPSO, 2023). Com trajetórias acadêmicas ligadas a pesquisas participativas, sobretudo em pesquisa-intervenção na interface Psicologia e educação, resolvemos, nos meses anteriores, submeter a proposta para o encontro. Para muitos este evento era o primeiro presencial após a pandemia de COVID-19. Em três dias as calorosas trocas e debates com 17 trabalhos apresentados, gestou-se a ideia de dar continuidade, através da proposta de um dossiê, aberta e independente a chamada do GT da ABRAPSO, mas que tivesse como ênfase teórico-metodológica as pesquisas participativas, em suas diferentes matrizes, para pensar os desafios da interface Psicologia e Educação no contexto atual. A proposta do presente Dossiê busca contribuir com a virada teórico-epistemológica na Psicologia Escolar e Educacional brasileira iniciada ainda nos anos 1980 do século passado (Antunes, 2008). “Virada” esta que ainda precisa ser constantemente atualizada, sobretudo no contexto da implementação da recente Lei Federal nº 13.935/2019 que estabelece a presença obrigatória de psicólogos e assistentes sociais nos sistemas de ensino público de educação básica.

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Publicado

2025-07-18

Como Citar

Miranda, L. L., Lavor Filho , T. L. de, & Souza Filho , J. A. de. (2025). EDITORIAL: PESQUISAS PARTICIPATIVAS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES EM TERRITÓRIOS ESCOLARES/EDUCACIONAIS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(2), 5375–5377. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id3230

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