ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DE UM HOSPITAL PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA

Autores

  • Samuel José Amaral de Jesus Faculdade Nobre de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.16891/329

Resumo

O Estágio Curricular faz parte dos componentes obrigatórios de diversos cursos de graduação, sendo realizado no decorrer do mesmo, em semestre(s) específico(s), sob a supervisão de um profissional que possua estreita relação com as atividades nele desempenhadas, visando assim a consolidação dos saberes teóricos na prática, como também a construção de conhecimentos, competências e habilidades que corroborarão para a construção de profissionais (no caso, os biomédicos) que tenham perfil generalista, crítico, reflexivo e humanista frente aos impasses do mundo contemporâneo, com atuação em todos os níveis de atenção à saúde. Dessa forma, o presente artigo objetiva apresentar os resultados das experiências vivenciadas pelo autor durante o estágio no campo das Análises Clínicas, realizado em uma instituição pública vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece assistência direta nos três níveis de atenção à saúde, no interior baiano, mas também destacar a importância das atividades como estagiário à formação do profissional. As experiências aqui relatadas consistiram no desenvolvimento das atividades do componente Estágio Supervisionado I, do Curso de Bacharelado em Biomedicina, realizado entre os meses de março e julho de 2015. Foi possível observar que o aprendizado prático veio como extensão do conhecimento teórico, que envolveu o olhar crítico e humanizado, o levantamento de questões e a proposição de interferências acerca do contexto saúde-doença, como reflexões sobre a importância do SUS para a população brasileira, quanto à promoção do acesso público, gratuito, equitativo, descentralizado e universal aos seus usuários.

 

Palavras-chave: Estágio. Humanização da Assistência. Sistema Único de Saúde.

Referências

CARVALHO, G. A saúde pública no Brasil. Estudos Avançados, v. 27, n. 78, p. 7-26, 2013.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.

SOUZA, G.C.A.; COSTA, I.C.C. O SUS nos seus 20 anos: reflexões num contexto de mudanças. Revista Saúde e Sociedade, v. 19, n. 3, p. 509-517, 2010.

CRBM2. Conselho Regional de Biomedicina 2ª Região. Biomedicina: um painel sobre o profissional e a profissão. Disponível em: <http://www.crbm2.com.br/arquivos/livrocrbm.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de educação. Parecer CNE/CES nº 104, de 13 de março de 2002. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de educação. Parecer CNE/CES nº 02, de 18 de fevereiro de 2003. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2003.

FAN. Faculdade Nobre de Feira de Santana. Cursos: Biomedicina. Disponível em: <http://fan.com.br/site/cursos.php>. Acesso em: 05 abr. 2016.

HGCA. Hospital Geral Clériston Andrade. Setores. Disponível em: <http://www.saude.ba.gov.br/hgca/index.php?option=com_content&view=article&id=382&Itemid=241>. Acesso em: 05 abr. 2016.

KATIELI, B.; PAZ, D.M.T. Importância do estágio Supervisionado para a Formação de Professores. XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão (e outros). Rio Grande do Sul: UNICRUZ, 2012.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

Jesus, S. J. A. de. (2017). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DE UM HOSPITAL PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 4(12), 65–67. https://doi.org/10.16891/329

Edição

Seção

Relatos de Caso/Relatos de Experiência