COVID-19 NAS PRISÕES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE SOB A ÉGIDE DA CULTURA DO ENCARCERAMENTO

Autores

  • Ana Laura Piase Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Suzana Cysneiros Sampaio Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - Unileão
  • Carla Pedrosa de Figueiredo Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.16891/858

Resumo

O trabalho ora apresentado destina-se à análise do sistema prisional brasileiro em tempos de pandemia, com isto, buscou-se problematizar a influência que a cultura do encarceramento exerce nesse cenário. A investigação justifica-se pela importância de fomentar discussões sobre os impactos da COVID-19 no âmbito dos presídios brasileiros, haja vista a atualidade e urgência desse debate. Portanto, o objetivo geral do estudo foi identificar e discorrer a respeito dos principais obstáculos enfrentados pelas prisões no combate ao coronavírus. Para tanto, a metodologia utilizada pauta-se nos métodos de abordagem dedutivo e qualitativo, auxiliados pelas técnicas de pesquisa bibliográfica e de análise documental. Destarte, os resultados do exame realizado apontam que o sistema penitenciário do Brasil sofre com um acentuado déficit de vagas e superlotação, o que pode dificultar a aplicação adequada das medidas recomendadas pelas autoridades para reduzir a disseminação da COVID-19 nos estabelecimentos penais.  Tal situação é fomentada pela cultura do encarceramento, tendo em vista que as propostas de desencarceramento ainda são adotadas de forma tímida entre os magistrados brasileiros, do mesmo modo, são amplamente criticadas pela sociedade, a qual entende que o encarceramento representa a solução mais adequada no que se refere ao controle da criminalidade.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp757-765

 

Biografia do Autor

Ana Laura Piase, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Estudante do 7º período do curso de Direito do Centro de Ciências Juridicas e Sociais - CCJS, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, localizado em Sousa-PB.

Suzana Cysneiros Sampaio, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - Unileão

Estudante do 5º período do curso de Direito do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - Unileão, localizado em Juazeiro do Norte - CE.

Carla Pedrosa de Figueiredo, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (2005), especialização em Direito Processual Civil pelo CCJS-UFCG e mestrado em SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS na área de Gestão e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Professora Assistente - padrão I da Universidade Federal de Campina Grande. Conselheira do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito do CCJS-UFCG desde março de 2019. Co-coordenadora do Curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal do CCJS-UFCG. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Piase, A. L., Sampaio, S. C., & Figueiredo, C. P. de. (2020). COVID-19 NAS PRISÕES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE SOB A ÉGIDE DA CULTURA DO ENCARCERAMENTO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 8(3), 757–765. https://doi.org/10.16891/858

Edição

Seção

Artigos de Revisão