CARDÁPIOS ESCOLARES: DESAFIOS FRENTE ÀS NOVAS DIRETRIZES ALIMENTARES DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3836-3847

Resumo

Introdução: O Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAE) é uma política pública brasileira que garante a distribuição da alimentação escolar em mais de 5 mil municípios, sendo os cardápios planejados segundo as diretrizes alimentares atuais. No entanto, alguns estudos demonstram que não há adequação em muitas regiões do Brasil.  Objetivo: Analisar a qualidade dos cardápios escolares do ensino fundamental de municípios do estado do Rio de Janeiro e as potencialidades e fragilidades frente às atuais diretrizes alimentares do PNAE. Métodos: utilizou-se a ferramenta Índice de Qualidade de Cardápios da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQ COSAN) de 2018 para a análise qualitativa de 27 cardápios de escolas municipais. As diretrizes alimentares da nova resolução publicada em 2020 guiaram a análise das potencialidades e fragilidades dos cardápios. Resultados: 68% dos cardápios são considerados adequados e 32% necessitam de melhorias, como o aumento da oferta de alimentos in natura, diminuição de alimentos restritos e aumento da diversidade alimentar. Frente às novas diretrizes, é preciso adequar a oferta de alimentos ultraprocessados e processados. Porém, muitos possuem adequação de legumes e verduras, alimentos fontes de ferro heme, e a oferta limitada de preparações regionais doces e de bebida láctea. Conclusão: A análise pelo IQ COSAN de 2018 e as novas diretrizes do PNAE de 2020 identificaram que a maioria dos municípios precisa diminuir a frequência de alimentos ultraprocessados e substituir por alimentos in natura, respeitando a cultura alimentar local. Ainda, devem aumentar a diversidade dos alimentos e se adequar às recomendações atuais.

 

Biografia do Autor

Letícia de Souza Bottino Rocha, Universidade Federal Fluminense

Nutricionista, Mestranda do Curso de Pós Graduação em Ciências da Nutrição da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense. Rua Mário Santos Braga nº 30, 4º andar.

Daniele Mendonça Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Nutricionista, Doutora em Engenharia Biomédica – UFRJ. Professor Adjunto da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense. Rua Mário Santos Braga nº 30, 4º andar.

Patrícia Camacho Dias, Universidade Federal Fluminense

Nutricionista, Doutora em Política Social – UFF. Professor Adjunto da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense. Rua Mário Santos Braga nº 30, 4º andar.

Roseane Moreira Sampaio Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Nutricionista, Doutora em Ciências da Nutrição – UFRJ. Professor Adjunto da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense. Rua Mário Santos Braga nº 30, 4º andar.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

de Souza Bottino Rocha, L., Mendonça Ferreira, D., Camacho Dias, P., & Moreira Sampaio Barbosa, R. (2024). CARDÁPIOS ESCOLARES: DESAFIOS FRENTE ÀS NOVAS DIRETRIZES ALIMENTARES DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(1), 3836–3847. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e1.a2024.pp3836-3847

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)