GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM UNIDADES ESCOLARES DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Daniele da Silva Bastos Soares Universidade Federal Fluminense (UFF). Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro. Departamento de Nutrição Social. Rua Mário Santos Braga nº 30, sala 413. CEP: 24020-140. Valonguinho - Centro - Niterói - RJ https://orcid.org/0000-0001-5196-9055
  • Clarice de Oliveira Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro da Universidade Federal Fluminense (UFF). Rua Mário Santos Braga nº 30. CEP: 24020-140. https://orcid.org/0000-0002-2079-1757
  • Sílvia Pereira Universidade Federal Fluminense (UFF). Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro. Departamento de Nutrição Social. Rua Mário Santos Braga nº 30, sala 413. CEP: 24020-140. Valonguinho - Centro - Niterói - RJ https://orcid.org/0000-0003-1538-4097
  • Patrícia Henriques Universidade Federal Fluminense (UFF). Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro. Departamento de Nutrição Social. Rua Mário Santos Braga nº 30, sala 413. CEP: 24020-140. Valonguinho - Centro - Niterói - RJ https://orcid.org/0000-0001-8154-0962
  • Daniele Mendonça Ferreira Universidade Federal Fluminense (UFF). Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro. Departamento de Nutrição Social. Rua Mário Santos Braga nº 30, sala 413. CEP: 24020-140. Valonguinho - Centro - Niterói - RJ https://orcid.org/0000-0001-7122-8270
  • Patricia Camacho Dias Universidade Federal Fluminense (UFF). Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro. Departamento de Nutrição Social. Rua Mário Santos Braga nº 30, sala 413. CEP: 24020-140. Valonguinho - Centro - Niterói - RJ https://orcid.org/0000-0002-0674-8832
  • Roseane Moreira Sampaio Barbosa Universidade Federal Fluminense (UFF). Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro. Departamento de Nutrição Social. Rua Mário Santos Braga nº 30, sala 413. CEP: 24020-140. Valonguinho - Centro - Niterói - RJ https://orcid.org/0000-0002-0850-7143

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp2114-2124

Resumo

A gestão e operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) demanda atuação de diferentes atores para a efetiva implementação nas unidades escolares.  O objetivo deste trabalho foi analisar aspectos da gestão e operacionalização do PNAE em municípios do Estado do Rio de Janeiro (RJ). Realizou-se um estudo transversal cujas amostras foram escolas e Unidades de Alimentação e Nutrição Escolares (UANE) de vinte municípios do Rio de Janeiro que receberam apoio técnico-operacional do CECANE-UFF em 2019. Dados secundários extraídos do PNAE Monitora foram analisados no programa estatístico JASP (versão 0.14.1) e as respostas apresentadas sob a forma de frequências relativas. Cerca de 29% das UANE apresentaram documentos comprobatórios relativos ao plano de carreira e remuneração das merendeiras. Na maioria das escolas identificou-se a presença de cantina comercial com venda de alimentos ultraprocessados. Em menos da metade das escolas os nutricionistas realizavam diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional dos escolares. Em quase todas as UANE, os cardápios estavam disponíveis e os espaços para as etapas de produção e distribuição das refeições eram específicos. Por outro lado, a maioria não apresentou o Manual de Boas Práticas e Fichas Técnicas de Preparações bem como alvará para funcionamento. Os resultados poderão subsidiar no desenvolvimento de novos estudos e no (re)delineamento de estratégias para melhoria contínua do programa nos municípios.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

da Silva Bastos Soares, D. ., Maia Vinagre de Oliveira, C. ., Pereira, S., Henriques, P., Mendonça Ferreira, D., Camacho Dias, P., & Moreira Sampaio Barbosa, R. (2023). GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM UNIDADES ESCOLARES DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 11(2), 2114–2124. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v11.e2.a2023.pp2114-2124

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)