USO DA PÍLULA DE EMERGÊNCIA: DESVENDANDO OS ASPECTOS DERTERMINANTES DESTA PRÁTICA ENTRE AS ADOLESCENTES

Autores

  • Fernanda Darliane Tavares de Luna Departamento de Enfermagem - URCA
  • Thaís Rodrigues de Albuquerque Laboratório de Farmacologia e Química Molecular – LFQM – Departamento de Química Biológica - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) - Universidade Regional do Cariri.
  • Irwin Rose Alencar de Menezes Laboratório de Farmacologia e Química Molecular – LFQM – Departamento de Química Biológica - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) - Universidade Regional do Cariri.

DOI:

https://doi.org/10.16891/284

Resumo

RESUMO

A iniciação sexual dos jovens acontece precocemente. Neste sentido se faz necessário o conhecimento sobre os aspectos que permeiam a saúde reprodutiva e sexual, uma vez que, o aborto é o desfecho de grande parte das gestações indesejadas. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, adotando uma abordagem quantitativa realizada em quatro escolas, duas da rede pública e duas privadas, localizadas no município de Juazeiro do Norte – Ceará no período de fevereiro a agosto de 2007. Constatou-se que 23% das sujeitas eram sexualmente ativas representando uma idade média de 15,45 anos com notável conhecimento sobre métodos contraceptivos, contudo, apenas 50% faziam uso regular de algum método e 45% já utilizaram a Anticoncepção de Emergência (AE). Ficou evidenciado que há carência de conhecimentos sobre os métodos contraceptivos, e em especial sobre a AE, propiciando o uso abusivo e incorreto do método, ficando evidente a necessidade de ampliação da divulgação de informações.

 

Palavras-chave: Sexualidade, adolescência, anticoncepção, pílula do dia seguinte.

Downloads

Publicado

2014-09-15

Como Citar

de Luna, F. D. T., de Albuquerque, T. R., & de Menezes, I. R. A. (2014). USO DA PÍLULA DE EMERGÊNCIA: DESVENDANDO OS ASPECTOS DERTERMINANTES DESTA PRÁTICA ENTRE AS ADOLESCENTES. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 2(7). https://doi.org/10.16891/284

Edição

Seção

Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)