AS EMOÇÕES E OS SENTIMENTOS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA COM CÂNCER

Autores

  • Aline Rodrigues de Alencar UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Thaís Rodrigues Albuquerque UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Andreza Guedes Barbosa Ramos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Ana Maria Parente Garcia Alencar UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Irwin Rose Alencar de Menezes UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

DOI:

https://doi.org/10.16891/113

Resumo

Esta pesquisa surge da necessidade de aprofundar conhecimentos acerca da assistência dos profissionais de enfermagem à criança portadora de câncer. O estudo teve como objetivo conhecer aspectos emocionais relacionados à assistência à criança com câncer; através da pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas semi-estruturadas e observação de campo com 14 profissionais da Equipe de Enfermagem do Hospital Infantil Albert Sabin, Fortaleza-Ceará. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, sendo identificadas cinco categorias emergentes dos discursos dos sujeitos. Conclui-se que, apesar da sobrecarga emocional a que estão expostos, os profissionais mantém o compromisso na assistência as crianças, entretanto evidencia-se a necessidade de suporte emocional para assistí-las, pois existe tendência para exaustão emocional, desânimo e fracasso. Reforça-se a importância da inclusão da disciplina oncologia e do tema morte nos currículos dos cursos de formação e a importância da promoção e prevenção em saúde no ambiente de trabalho.

Palavras chave: Câncer infantil; Assistência; Sentimentos.

Biografia do Autor

Aline Rodrigues de Alencar, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA. (Colação de Grau em Setembro 2007). Cursando pós-graduação em Enfermagem em UTI-Adulto pela FTC de Slavador-Ba.

Thaís Rodrigues Albuquerque, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA, atualmente cursando IV Semestre. Bolsista do Laboratório de Farmacologia e Química Molecular, no qual atua na linha de pesquisa: Atividade Antiinflamatória de plantas medicinais, sob a orientação do Prof. Dr. Irwin Rose Alencar de Menezes.

Andreza Guedes Barbosa Ramos, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Professora Assistente A do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2011), pós-graduação pelo Curso de Mestrado em Bioprospecção Molecular da Universidade Regional do Cariri - URCA (2014), especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Vale do Acaraú (2012).

Ana Maria Parente Garcia Alencar, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Professor adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri em Crato-CE . Enfermeira assistencial do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão de Barbalha-Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Sociedade ( GRUPESS) da Universidade Regional do Cariri. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) , mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004), especialista em diabetes mellitus pela Universidade Federal do Ceará(2005) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará(2013). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase no processo de cuidar a pessoas com Diabetes mellitus e hipertensão arterial , atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem,hipertensão arterial, diabetes mellitus e avaliação de serviços de saúde/diabetes.

Irwin Rose Alencar de Menezes, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Pós-doutorado em Bioquímica e toxicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é pesquisadordo Programa de Pós-graduação em Biopropecção Molecular e pesquisador colaborador da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bolsista de Produtividade da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Revisor de diversos periódicos científicos e Professor adjunto da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Farmacologia, Etnofarmacologia, Analises Clínicas e Toxicológicas, Química Medicinal com ênfase em Docking, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnofarmacologia, atividade anti-microbiana, atividade anti-inflamatória, gastroproteção, toxicidade de produtos naturais, Atividade de Produtos Naturais.

Downloads

Publicado

2016-04-22

Como Citar

de Alencar, A. R., Albuquerque, T. R., Ramos, A. G. B., Alencar, A. M. P. G., & de Menezes, I. R. A. (2016). AS EMOÇÕES E OS SENTIMENTOS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA COM CÂNCER. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 3(9). https://doi.org/10.16891/113

Edição

Seção

Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)