PROMOVENDO SAÚDE: UM ELO DE CUIDADOS NO TRATAMENTO NÃO MEDICAMENTOSO DE DOENÇAS CRÔNICAS NA TERCEIRA IDADE
DOI:
https://doi.org/10.16891/665Resumo
As Doenças Crônicas são um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, sendo as mais importantes a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus. Este estudo teve como objetivo promover um elo de cuidados aos pacientes de doenças crônicas na terceira idade. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 48, localizada em Juazeiro do Norte, CE. Os participantes da pesquisa foram idosos portadores de doenças crônicas que foram convidados a participar da palestra e que estavam na unidade nos dias das ações. As atividades foram realizadas por acadêmicos de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio nos meses de março a abril de 2019. A proposta da realização de intervenções foi bem aceita pelos usuários da ESF, de modo que o público alvo era a pessoa idosa e portadora de doenças crônica. Diante das circunstâncias, foram discutidas as possíveis causas da HAS e DM, levantadas questões sobre hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo e etilismo, além de fatores de risco que contribuem para o agravamento dessas patologias, discutiu-se ainda a importância para com o autocuidado para melhoria da saúde. Por meio do estudo desenvolvido foi possível confirmar a importância de se trabalhar a educação em saúde na comunidade. Notou-se que o resultado foi construtivo tanto para os acadêmicos de Enfermagem, quanto para os idosos que participaram do projeto, pois houve compartilhamento e troca de saberes.
Palavras-chave: Doenças crônicas; Hipertensão; Idoso; Promoção da saúde.
Referências
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_doenca_cr onica.pdf Acesso em 10 de abr de 2016.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 162 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 35).
KLUTHCOVSKY, A.C.; KLUTHCOVSKY, F.A. O WHOQOL-Bref, um instrumento para avaliar qualidade de vida: uma revisão sistemática. Rev Psiquiatr Rio Gd Sul 2012; 31(3 Suppl):0-0.
MALTA, D. C.; OLIVEIRA, T. P.; SANTOS, M. A. S.; ANDRADE, S. S. C. de A.; SILVA, M. M. A. da. Avanços do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil, 2011-2015. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, 25(2):373-390, abr-jun 2016.
MEDINA, M. G.; AQUINO, R.; VILASBÔAS, A. L. Q.; MOTA. E.; PINTO JUNIOR, E. P.; LUZ, L. A. da; ANJOS, D. S. O. dos; PINTO, I. C. de M. Promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas: o que fazem as equipes de Saúde da Família? Saúde debate | rio de janeiro, v. 38, n. Especial, p. 69-82, out 2014
OLIVEIRA, T.; MIRANDA, L.; FERNANDES, P.; CALDEIRA, A. Eficácia da educação em saúde no tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial. Acta Paul Enferm. v. 26, n. 2, p.179-84, 2013