INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS PARA CRIANÇAS NA PREVENÇÃO DE PARASITOSES

Autores

  • Ákyla Keren Silva Unileão
  • Bruna Mendonça Vasconcelos Unileão
  • Karielle Gomes de Carvalho Unileão
  • Maria Thamylle Ramos Nery Unileão
  • Nairla Gerônimo Ferreira Unileão
  • Nadja Sayure Paulo dos Santos Unileão
  • Rafaela Kelly Alves de Sá Unileão
  • Maria do Socorro Nascimento de Andrade Unileão
  • Ana Paula Ribeiro de Castro Unileão
  • Katia Monaisa Figueiredo Medeiros Unileão

DOI:

https://doi.org/10.16891/661

Resumo

As parasitoses podem ser definidas como toda infecção causada por parasitas, em que os sinais e sintomas dependem da espécie infectante, podendo ser assintomática ou gerar vários prejuízos, sendo um grave problema de saúde pública. A educação em saúde é uma estratégia fundamental na prevenção desse agravo. Objetivou-se realizar intervenções de educação em saúde com crianças do segundo ano do ensino fundamental I sobre as parasitoses intestinais. Utilizou-se como metodologia atividades intervencionistas de caráter descritivo do projeto de extensão do estágio supervisionado I do curso de enfermagem, realizadas no período de março a abril de 2019, com crianças de 8 e 9 anos de idade em uma Escola pública de Ensino Fundamental, na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Quanto aos resultados foi possível observar um déficit no conhecimento dos alunos sobre as parasitoses, porém os mesmos tinham noção de algumas medidas de prevenção. A metodologia usada no processo de ensino foi avaliada de forma positiva, pois foi notável o entusiasmo das crianças sobre o assunto e no decorrer das intervenções foi perceptível a evolução do conhecimento sobre o tema havendo interação satisfatória entre a equipe e os alunos. Observa-se ao término do trabalho que os objetivos foram alcançados, não só por permitir uma construção do conhecimento por parte das crianças, mas por oferecer aos acadêmicos uma oportunidade de trabalhar a promoção da saúde, uma das estratégias mais importante para a redução número de crianças atingidas pelas parasitoses.

 

Palavras- chave: Educação em saúde; Doenças Parasitárias; Enfermagem.

Referências

ANDRADE, Andressa De Oliveira; SÁ, Amanda Regina Nichi de; BEZAGIO, Renata Coltro. Prevalência de parasitoses intestinais em crianças de um centro municipal de educação infantil de Campo Mourão, PR/Brasil. Revista Uningá Review, v. 29, n. 3, 2018.

AULER, Marcos Ereno, et al., Saúde itinerante nos centros municipais de educação infantil no município de Guarapuava-PR; Os desafios da promoção da saúde em crianças expostas à doenças parasitárias. Arq.Cienc.Saúde UNIPAR, Umuarama, V.22, n.1, p.33-41, abril, 2018.

COSTA, Fernanda de Jesus et al., O ensino da giardíase através de uma história em quadrinho: uma intervenção realizada com crianças de uma escola de belo horizonte, minas gerais. Ensino, Saúde e Ambiente – V9 (3), pp. 129-139, Dez. 2016

DULGHEROFF, Ana Carolina Bernardes, et al, Araguaína, Tocantis, Brasil. Revista Científica do ITPAC,, v.8, n.2, Pub.1, Agosto 2015.

GOMES, Sâmea Cristina Santos et al. Educação em saúde como instrumento de prevenção das parasitoses intestinais no município de Grajaú-MA. Pesquisa em Foco, v. 21, n. 1, 2016.

LIMA, Caliandra Maria Bezerra Luna et al. Intervenção educativa no conhecimento das geo-helmintíases em escola municipal. Rev. Ciênc. Ext. v.13, n.1, p. 91-101, 2017.

OLIVEIRA, Ábila Dutra et al. hábitos de vida relacionados a ascaridíase e conhecimentos dos estudantes de medicina em uma faculdade do leste mineiro sobre a parasitose. Anais do Seminário Científico da FACIG, n. 4, 2019.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, cap. 3 p. 41-74, 2013.

SANTOS, Marianne Cecília dos, et al., Ensino de parasitologia com crianças do ensino fundamental: utilização de modelos didáticos com massinha. Revista Fasem Ciências.Vol. 9, n. 1, jan.-jul./2016.

SILVA, Alliny Ferreira da; SILVA Geovania Maria Braga da. Projeto de intervenção de endoparasitoses em crianças cadastradas e acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família no município de Tailândia-PA. PUBVET, v. 12, p. 131, 2018.

SILVA, Evanildo José da et al. Prevalência de tracoma em crianças em idade escolar no município de turmalina, MG. Brasileira de, v. 75, n. 3, p. 181-4, 2016.

TOLEDO, Rômulo César Clemente et al. complexo teníase/cisticercose: uma revisão. Higiene Alimentar, v. 32, n. 282/283, 2018.

WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Relatório das doenças tropicais negligenciadas. Abril de 2017. Disponível em:https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5401:relatorio-da-oms-informa-progressos-sem-precedentes-contra-doencas-tropicais-negligenciadas&Itemid=812. Acesso em 08 de Abril de 2019.

Downloads

Publicado

2019-07-23

Como Citar

Silva, Ákyla K., Vasconcelos, B. M., de Carvalho, K. G., Ramos Nery, M. T., Ferreira, N. G., dos Santos, N. S. P., Alves de Sá, R. K., de Andrade, M. do S. N., de Castro, A. P. R., & Medeiros, K. M. F. (2019). INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS PARA CRIANÇAS NA PREVENÇÃO DE PARASITOSES. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 7(1), 210–214. https://doi.org/10.16891/661

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>