INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: CONHECER PARA PREVENIR

Autores

  • Lilian Alves de Alcântara Unileão
  • Amanda Rayane Alves Unileão
  • Carla Rayanne Bento Ferreira Unileão
  • Mara Evellyn Cândido de Vasconcelos Unileão
  • Valdeane Vieira Magalhães Unileão
  • Marlene Menezes de Souza Teixeira Unileão
  • Ana Paula Ribeiro de Castro Unileão
  • Katia Monaisa de Sousa Figueiredo Unileão

DOI:

https://doi.org/10.16891/658

Resumo

Vários estudos relacionados a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) têm comprovado que os adolescentes iniciam sua vida sexual precocemente, tendo em vista que cada um é influenciado pela sua vida social, econômica e cultural. O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção dos alunos do ensino médio de escolas públicas acerca das IST, esclarecendo dúvidas e contribuindo com a prevenção e a qualidade da sexualidade na adolescência, bem como, aplicar metodologias norteadoras a fim de mensurar o conhecimento dos estudantes sobre a temática e assim, estimular a busca pelo aprendizado de forma que os mesmos tornem-se multiplicadores do assunto em questão. Foi desenvolvido roda de conversa e oficinas que buscaram contribuir com a aprendizagem dos alunos a respeito das IST na adolescência. A atividade foi realizada na cidade de Juazeiro do Norte – CE, no período de fevereiro a abril de 2019, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Prefeito Antônio Conserva Feitosa, com a participação de doze alunos líderes de sala de aula do ensino médio. Ao todo foi desenvolvido 04 ações no coletivo. Primariamente foi executado um acolhimento com os alunos/líderes de sala de aula em seguida foi apresentado o projeto, posterior fora realizado uma avaliação oral para sondagem de conhecimento do tema proposto, por fim foram aplicadas oficinas com orientações sobre as IST na adolescência, sinais e sintomas e a melhor forma de prevenção, em seguida foi realizada uma análise dos conhecimentos obtidos sobre o nível do entendimento do que fora explanado. Portanto, fica compreendida a importância da educação em saúde nas escolas, tendo em vista a incidência das doenças que acometem nesta faixa etária.

 

Palavras chave: IST; adolescência; conhecimento; prevenção; saúde.

Referências

ÁLVARES, Cassiana Aparecida et al. Candidíase vulvovaginal: fatores predisponentes do hospedeiro e virulência das leveduras. 2010. Acessado em: 23 de abril de 2019.

ANDRIOLI, J.L.; et al. Frequência de leveduras em fluido vaginal de mulheres com e sem suspeita clínica de candidíase vulvovaginal. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro, 2009, v. 31, n. 6, p. 300-304.

CHAVES. Ana Clara. Conhecimento e atitude de uma adolescentes de uma escola pública sob a transmissão sexual do HIV. Revista Brasileira de Enfermagem. Vol.67 no.1 Brasília Jan/Feb. 2014.

Brasil. Ministério da Saúde (MS). PCAP: Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira, 2008 Brasília: MS; 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis,.2015. acesso em fevereiro de 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Pesquisa de conhecimentos atitudes e práticas da população brasileira. Brasília: MS; 2011. (Serie G. Estatística e Informação em Saúde).

CARLETO, Amanda P. et al. Conhecimento e prática de adolescentes da capital de Mato Grosso quanto ás DST/Aids. 2010.

FEDRIZZI, Edison N. Epidemiologia da Infecção Genital pelo HPV. Rev Bras Pat Trato Gen Inf 2011; 1(1): 3-8.

Manual MSD. Versão para Profissionais de Saúde. Acesso em: 24 de fevereiro de 2019.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. 80 pag.

MINISTERIO DA SAÚDE. Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids. Sífilis: Estratégias para Diagnóstico no Brasil. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2010.

MIRANDA, AE, Gadelha AMJ, Szwarcwald CL. Padrão de comportamento relacionado às práticas sexuais e ao uso de drogas de adolescentes do sexo feminino residentes em Vitória, Espírito Santo, Brasil, 2002. Cad. Saúde Publica 2005; 21(1):207-216.

Moura, LR, Lamounier JR, Guimarães PR, Duarte JM, Beling MT, Pinto JA, The gap between knowledge on HIV/AIDS and sexual behavior: a study of teenagers in Vespasiano, Minas Gerais State, Brazil. Cad. Saúde Pública 2013; 29(5):1008-1018.

NEWMAN, Rowley J, Hoorn SV, Wijesooriya NS, Unemo M, Low N, Stevens G, Gottlieb S, Kiarie J, Temmerman M. Global estimates of the prevalence and incidence of four curable sexually transmitted infections in 2012 based on systematic review and global reporting. PLOS ONE 2015.

PINTO, Valdir Monteiro. et al. Fatores associados as infecções sexualmente transmissíveis: Um levantamento de base populacional na cidade de São Paulo. Ciências e Saúde Coletiva. Vol. 23, n 7 pp. 2423-2432. 2018.

RODRIGUES, Marcio Tavares et al. Associação entre cultura de secreção vaginal, característica sociodemográfica manifestações clinicas de pacientes com diagnóstico de candidíase vulvovaginal. Revista de Ginecologia e Obstetrícia. Vol.35 no. 12. Rio de Janeiro. Dec.2013.

Downloads

Publicado

2019-07-23

Como Citar

de Alcântara, L. A., Alves, A. R., Bento Ferreira, C. R., Vasconcelos, M. E. C. de, Magalhães, V. V., Teixeira, M. M. de S., de Castro, A. P. R., & Figueiredo, K. M. de S. (2019). INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: CONHECER PARA PREVENIR. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 7(1), 231–237. https://doi.org/10.16891/658

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>