EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DO ENVOLVIMENTO DO HOMEM NO CICLO GRAVÍDICO–PUERPERAL: Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.16891/668Resumo
É reconhecida a importância do envolvimento do parceiro da gestante durante o ciclo gravídico-puerperal, não só como apoio emocional à sua companheira, mas também como oportunidade para a criação e fortalecimento do seu vínculo afetivo com o bebê e família. O estudo objetivou avaliar o impacto da educação em saúde na promoção do envolvimento do homem no pré-natal e em todo o ciclo gravídico-puerperal. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por meio de ações educativas em uma Unidade Básica de Saúde no município de Juazeiro do Norte – CE, no período de março a abril de 2019. O público alvo gestantes e seus respectivos parceiros. Foram utilizadas metodologias ativas na implementação das quatro ações educativas, com rodas de conversa e exposição dialogada, na quais foram abordadas temáticas relacionadas à importância do pré-natal da gestante e do parceiro, aleitamento materno e redes de apoio, alimentação saudável, vias de parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. Também durante as ações foi oferecido aos parceiros testes rápidos, avaliação antropométrica, de pressão arterial, glicemia capilar e atualização vacinal. Constatou-se que a totalidade dos participantes desconhecia a existência do pré-natal do parceiro, como também referiram nunca terem vivenciado a experiência de estarem juntos aos seus parceiros durante todo o processo de gestação, parto e puerpério. Foi possível constatar os impactos da utilização da educação em saúde na promoção de conhecimento de gestantes e seus companheiros, assim como de atitude positiva destes quanto ao interesse e satisfatória participação no pré-natal.
Palavras-chave: Educação em Saúde; Pré-natal do parceiro; Promoção da saúde.
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