EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DO ENVOLVIMENTO DO HOMEM NO CICLO GRAVÍDICO–PUERPERAL: Relato de experiência

Autores

  • Alana Daria Figueiredo de Albuquerque Unileão
  • Andreza Maria Souza Santos Unileão
  • Isla Monica Soares de Oliveira Unileão
  • Jhayne Arielle Cavalcante Brito Unileão
  • Maria Rebeca de Vasconcelos Candido Unileão
  • Sara Amy da Silva Alves dos Santos Unileão
  • Wérika Ferreira Gomes Unileão
  • Vanessa de Alencar Barros Unileão
  • Ana Paula Ribeiro de Castro Unileão
  • Katia Monaisa Figueiredo Medeiros Unileão

DOI:

https://doi.org/10.16891/668

Resumo

É reconhecida a importância do envolvimento do parceiro da gestante durante o ciclo gravídico-puerperal, não só como apoio emocional à sua companheira, mas também como oportunidade para a criação e fortalecimento do seu vínculo afetivo com o bebê e família. O estudo objetivou avaliar o impacto da educação em saúde na promoção do envolvimento do homem no pré-natal e em todo o ciclo gravídico-puerperal. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por meio de ações educativas em uma Unidade Básica de Saúde no município de Juazeiro do Norte – CE, no período de março a abril de 2019. O público alvo gestantes e seus respectivos parceiros. Foram utilizadas metodologias ativas na implementação das quatro ações educativas, com rodas de conversa e exposição dialogada, na quais foram abordadas temáticas relacionadas à importância do pré-natal da gestante e do parceiro, aleitamento materno e redes de apoio, alimentação saudável, vias de parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. Também durante as ações foi oferecido aos parceiros testes rápidos, avaliação antropométrica, de pressão arterial, glicemia capilar e atualização vacinal. Constatou-se que a totalidade dos participantes desconhecia a existência do pré-natal do parceiro, como também referiram nunca terem vivenciado a experiência de estarem juntos aos seus parceiros durante todo o processo de gestação, parto e puerpério. Foi possível constatar os impactos da utilização da educação em saúde na promoção de conhecimento de gestantes e seus companheiros, assim como de atitude positiva destes quanto ao interesse e satisfatória participação no pré-natal.

 

Palavras-chave: Educação em Saúde; Pré-natal do parceiro; Promoção da saúde.

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Publicado

2019-07-23

Como Citar

Albuquerque, A. D. F. de, Souza Santos, A. M., de Oliveira, I. M. S., Cavalcante Brito, J. A., Candido, M. R. de V., Santos, S. A. da S. A. dos, Gomes, W. F., Barros, V. de A., Castro, A. P. R. de, & Medeiros, K. M. F. (2019). EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DO ENVOLVIMENTO DO HOMEM NO CICLO GRAVÍDICO–PUERPERAL: Relato de experiência. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 7(1), 244–249. https://doi.org/10.16891/668

Edição

Seção

Relatos de Caso/Relatos de Experiência

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