MEANINGFUL LEARNING:

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4030-4041

Abstract

This article seeks to point out premises and principles in the theories of Carl Rogers and David Ausubel that can guide the construction of educational arrangements based on meaningful learning. To this end, a literature review was chosen, relying on bibliographic research, revisiting scientific productions that directly or indirectly address humanistic theory and cognitive theory. In this logic, it is concluded that it is possible to simultaneously apply the premises and principles of both theories in the Brazilian educational system. The focus on the student in their entirety and the reorganization of pre-existing knowledge can be associated in the same process, in favor of meaningful learning that supports integral, liberating, and emancipatory formation, as a basic premise of Professional and Technological Education. 

Author Biographies

Alecsandro Monteiro Kramer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Graduado
em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2011) e Especialista em Gestão
Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (2014).
Servidor técnico-administrativo do IFPB, com larga atuação na área de Gestão de
Pessoas. Atualmente exercer o Cargo de Direção de Diretor de Administração,
Planejamento e Finanças do IFPB - Campus João Pessoa.

Alysson André Régis Oliveira, IFPB, campus João Pessoa.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Mestre em Administração na linha de pesquisa Estratégias Organizacionais e Gestão de
Pessoas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Administração pela
Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente. está lotado como professor titular
do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e
atua como professor efetivo do IFPB, campus João Pessoa. Atua como Coordenador do
Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios (NEGN). Como professor convidado atua em
Master in Business Administration (MBA) e em consultorias organizacionais. Hoje, é o
gestor responsável pela Diretoria de Inovação, Pesquisa, Pós-Graduação, Pesquisa,
Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos (DIPPED) do IFPB, campus João Pessoa. Atua
junto ao Banco de Avaliadores do SINAES, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Possui uma larga experiência (nos âmbitos do
ensino, da pesquisa e da extensão) no tocante à Ciência da Administração com ênfase nos
temas: Gestão Estratégica, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão por Processos, Gestão
Social e Terceiro Setor; no que se refere à Ciência da Educação, com os temas: História
da Educação, Práticas Educação em Espaços Não-Formais de Educação, Metodologia de
Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e Educação Profissional e
Tecnológica.

Published

2024-07-27

How to Cite

Monteiro Kramer, A., & Oliveira, A. A. R. (2024). MEANINGFUL LEARNING:. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4030–4041. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4030-4041