MICROBIOLOGICAL EVALUATION OF INDOOR AIR IN A HIGHER EDUCATION INSTITUTION IN BELÉM-PA.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4955-4966

Keywords:

Microbiologia do ar, Qualidade do ar, Saúde humana

Abstract

The microbial quality of the air is essential for the well-being of the occupants of environments, especially closed environments. The aim of this study was to assess the occurrence of microorganisms in the indoor air of a higher education institution (HEI) in Belém-PA. An experimental and descriptive study was carried out at various locations in the HEI, with active and passive collections followed by microscopic, macroscopic and physiological characterizations. The most prevalent microorganisms were Staphylococcus spp. and Micrococcus spp., with the university restaurant being the predominant location. Despite this, it was concluded that 90.9% of the samples from the sites studied complied with the parameters required by ANVISA. 

Author Biographies

Daniel dos Santos Caldas, Universidade Federal do Pará

Biomédico formado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (PPGBAIP/ UFPA). Atual Membro do Laboratório de Micoses Superficiais e Sistêmicas do IEC/SVS/MS. Possui experiência na área de microbiologia, com ênfase na pesquisa por compostos bioativos com propriedades antimicrobianas produzidos por actinobactérias de ambientes amazônicos.

Maria Clara Coelho Prazeres, Universidade Federal do Pará

Biomédica formada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários da Universidade Federal do Pará (PPGBAIP). Membro do Grupo de Estudo em Bacteriologia Aplicada (GEBAC). Possui interesse nas áreas de microbiologia, genética, biotecnologia, biologia molecular e imunologia.

Túlio Vulcão Colares, Universidade Federal do Pará

Biomédico formado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais (PPGDT) situado no Núcleo de Medicina Tropical (NMT) e ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), sob orientação da Dra. Tereza Cristina de Oliveira Corvelo. Integrou como membro o Grupo de Estudos em Bacteriologia Aplicada (GEBAC) onde atuou como estagiário interno (2021 - 2024) no Laboratório de Microbiologia Aplicada e Genética de Microrganismos (LABMICRO) da UEPA, orientado pelo Prof. Dr. Nilson Veloso Bezerra. Integrou como estagiário interno (2021 - 2021) o Laboratório de Morfofisiologia Aplicada à Saúde sendo membro da linha de pesquisa de Neurofarmacologia Experimental, sob orientação do Prof. Msc. Pedro Iuri Castro da Silva. Atuou como monitor das disciplinas de Fisiologia Humana I/II (2022 - 2023), sob orientação da Dra. Fabíola Raquel Tenório Oliveira e das disciplinas de Bacteriologia Básica/Clínica (2023 - 2024), sob orientação do Dr. Nilson Veloso Bezerra. Membro do Grupo de Estudo Genético, Molecular e Imunológico sobre Arbovírus e outros Vírus Zoonóticos do IEC, coordenado pela Dra. Ana Cecília Ribeiro Cruz. Atuou como aluno de Iniciação Científica (2022-2024) no Instituto Evandro Chagas (IEC) na seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (SAARB) no Laboratório de Isolamento Viral e Cultura de Células, como estudante bolsista, sob orientação da Dra. Eliana Vieira Pinto da Silva. Atualmente, é membro Sócio-Fundador da Rede Paraense de Microbiologia e Rede Amazônica de Inteligência Artificial em Medicina e Biomedicina. Dispõe de experiência teórico-prática nas áreas de Biologia Molecular, Bacteriologia, Arbovirologia e Neurofarmacologia.

 

Jean Carlos Silva Del Castillo, Universidade do Estado do Pará

Acadêmico de Biomedicina pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) cursando o 7 semestre. Atual membro do Grupo de Pesquisa em Virologia (GeVir) da UEPA atuando como estudante Bolsista de iniciação científica no eixo "Interação Vírus-Célula e Estratégias Antivirais". Atual Coordenador Financeiro e Secretário representante da Liga Acadêmica de Hematologia e Imunologia (LAHEIM) da Universidade do Estado do Pará, a qual está em processo de institucionalização. Antigo membro do Grupo de Estudos em Bacteriologia Aplicada da Universidade do Estado do Pará (GEBAC) no período 2021-2023. Antigo Coordenador Financeiro do Centro Acadêmico de Biomedicina Evandro Chagas (CABEC) no período de 2022-2023. Antigo estagiário voluntário no Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (LEIM) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (ICB-UFPA).

Ana Glória Soares de Souza Paiva, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica do curso de Biomedicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), atualmente no quinto semestre. Membra do Grupo de Estudos em Bacteriologia Aplicada (GEBAC). Bolsista de Iniciação científica pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Nilson Veloso Bezerra, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Entomologia com ênfase em controle microbiano de insetos pela Universidade do Estado de São Paulo, mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará, especialista em biologia de agentes infecciosos e parasitários pela Universidade Federal do Pará, MBA em administração hospitalar pela FACINTER e Biomédico pela Universidade Federal do Pará, coordenador do Laboratório de Microbiologia Aplicada e Genética de Microrganismos CCBS-UEPA (LabMicro), Líder do Grupo de Pesquisas em Bacteriologia Aplicada (GEBAC), atua como professor adjunto de Bacteriologia Geral e Bacteriologia Clínica da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Microbiologia Clínica, identificação e caracterização da resistência bacteriana às drogas e pesquisa de produtos do metabolismo secundário de bactérias com potencial biotecnológico e novas substâncias antibacterianas.

Published

2025-03-14

How to Cite

dos Santos Caldas, D., Coelho Prazeres, M. C., Vulcão Colares, T., Carlos Silva Del Castillo, J., Soares de Souza Paiva, A. G., & Veloso Bezerra, N. (2025). MICROBIOLOGICAL EVALUATION OF INDOOR AIR IN A HIGHER EDUCATION INSTITUTION IN BELÉM-PA . Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(4), 4955–4966. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e4.a2024.pp4955-4966

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.