DECOLONIZING RESEARCH

REPORTS FROM SCHOOLS THROUGH PIBIC-EM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2130

Keywords:

Pesquisa, Escola, Gênero, Sexualidade

Abstract

This article articulates two master's research projects in the field of psychology that explore issues of gender and sexuality, highlighting them as participatory research carried out in schools in the city of Fortaleza/CE. The general objective is to discuss the decolonial practices of participatory research in everyday school life, carried out through the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships - Secondary Education (PIBIC-EM), which investigates issues of gender and sexuality. It uses COM research and cartography as a participatory research-intervention method. The research highlighted the importance of the collaborative approach between university researchers and high school students, recognized as co-researchers, resulting in work that reflected on and articulated the realities experienced at school. It also highlighted the need to decolonize research, promoting knowledge from school contexts and challenging hegemonic narratives. The collective experience demonstrated the power of participatory research to question and transform traditional practices and knowledge in education.

Author Biographies

Mayara Ruth Nishiyama Soares, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa 2 - Subjetividade e Crítica do Contemporâneo, sob orientação da Profa. Dra. Luciana Lobo Miranda. Mestra em Psicologia também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Psicologia também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante e pesquisadora-discente do Laboratório em Psicologia, Sociedade e Subjetividade (LAPSUS) e do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES). Proponente e arte educadora do projeto "Artes Insurgentes". Integrante do coletivo de pesquisas e intervenções É da nossa escola que falamos. Tenho interesse de investigação nas áreas de Gênero, Decolonialidade, Interseccionalidade, Feminismo Negro, Psicologia Social, Psicologia Escolar/Educacional, Esquizoanálise, Estudos Foucaultianos e Teoria Queer, sobretudo estudos interdisciplinares na área social-saúde-educação.

Luciana, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicologia pela PUC-RJ, com estágio doutoral no Programa de Ciência da Educação em Paris 8, França; estágio pós-doutoral no Programa de Psicologia Social Crítica e Personalidade pela City University of New York (CUNY), EUA. Professora Titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Coordenadora do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS).

Igor de Lima Teixeira, Universidade Federal do Ceará

Formado em Psicologia pela UFC (2018-2022) e atualmente mestrando no 3º semestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com previsão de formação para o final de 2024. Sou membro ativo e fui bolsista PIBIC - CNPq do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (LAPSUS) que possui coordenação da Prof Dr Luciana Lobo Miranda. Meu tema da dissertação de mestrado em Psicologia se chama "PESQUISA-INTER(IN)VENÇÃO E MODOS DE RESISTÊNCIA DE JOVENS ESTUDANTES DISSIDENTES EM SEXUALIDADES NA TESSITURA ESCOLAR."

Leonardo Ferreira de Melo Farah Montenegro, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC.
Integrante do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS/UFC). Extensionista do Projeto É da Nossa Escola que Falamos e do Programa de Promoção de Arte, Saúde e Garantia de Direitos (PASÁRGADA/UFC).

Alanna Maria da Silva Sousa, Universidade Federal do Ceará

Graduanda de Psicologia na Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/Ce, formada em Gestalt-terapia pelo Instituto Fratelli, bolsista PIBIC no projeto É da Nossa Escola que Falamos, extensionista no mesmo projeto, plantonista no Plantão Psicológico do Laboratório de Estudo em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade. Também já esteve extensionista no projeto Artes Insurgentes: coletivizando resistências.

Ana Júlia Felicia de Souza Reis, Universidade Federal do Ceará

Ana Júlia Felicia de Souza Reis, graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente graduando o 7° semestre. Sou membro ativa e bolsista PREX pelo projeto de extensão É da nossa escola, vinculado ao Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (Lapsus), que possui coordenação pela Professora Dr Luciana Lobo Miranda.

José Alves de Souza Filho, Universidade Federal do Pará

Graduado, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Adjunto no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará, para o setor de estudos de Abordagem Centrada na Pessoa na Faculdade de Psicologia. Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA. Líder do Laboratório de Críticas por ações e estudos com as Subjetividades - CAIS. Coordenador do Plantão Psicólogico dos discentes da UFPA. Editor Associado da Revista Psicologia Clínica (PUC-RIO) e Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências (RIEC).

Published

2025-07-18

How to Cite

Soares, M. R. N., Luciana, Teixeira, I. de L., Montenegro, L. F. de M. F., Sousa, A. M. da S., Reis, A. J. F. de S., & Souza Filho, J. A. de. (2025). DECOLONIZING RESEARCH: REPORTS FROM SCHOOLS THROUGH PIBIC-EM. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(2), 5387–5397. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2130

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