A PRESENÇA DE UM CÃO DE INTERVENÇÃO NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4396-4401

Palavras-chave:

Intervenção Assistida por Animais, Fisioterapia, Criança

Resumo

A Paralisia Cerebral (PC) abrange desafios motores e outros aspectos sensoriais e cognitivos. Crianças com PC felizes de tratamento abrangente para aprimorar suas habilidades. As Intervenções Assistidas por Animais, como a Cinoterapia, surgem como uma abordagem integral, trazendo benefícios psicológicos e sociais, especialmente quando aplicadas de forma multiprofissional em ambientes terapêuticos. O estudo visa relatar as atividades de IAAS, com foco na Cianoterapia, em uma criança com quadro de PC. Trata-se de um relato de experiência que descreve a realização do IAAS em um centro filantrópico de reabilitação. A presença do cão impactou positivamente na saúde, qualidade de vida e interação social da criança, evidenciando a assistência de forma integralizada, com benefícios nos aspectos físicos, mentais e emocionais.

Biografia do Autor

Ariana Oliveira Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestra em Ciências da Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (UESB). Possui pós-graduação em Fisioterapia Neurológica Adulto e Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica. Atualmente Doutoranda em Ciências da Saúde com área de concentração em Saúde Pública, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE) e colaboradora no Laboratório de Bioinformática e Química Computacional (LBQC). Fisioterapeuta e pesquisadora na Fundação José Silveira (FJS). Possui aproximação com as áreas de Fisioterapia, Epidemiologia, Saúde do Idoso, Saúde Coletiva e Reabilitação Neurológica.

Taiana Ribeiro Borges, Fundação José Silveira

Possui graduação em Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2003). Atualmente é Supervisora ​​Técnica da Fundação José Silveira, Centro de Reabilitação Nice Aguiar, São Judas Tadeu, Jequié/BA. 

Luciana Moreira Magalhães de Oliveira, Fundação José Silveira

Graduada em  Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil. 

Coordenadora dos Centros de Reabilitação da Fundação José Silveira na Bahia. 

Downloads

Publicado

2024-11-10

Como Citar

Oliveira Santos, A., Ribeiro Borges, T., & Moreira Magalhães de Oliveira, L. (2024). A PRESENÇA DE UM CÃO DE INTERVENÇÃO NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4396–4401. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4396-4401

Edição

Seção

Artigos