DECOLONIZANDO A PESQUISA: RELATOS COM ESCOLAS POR MEIO DO PIBIC-EM SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE
REPORTS FROM SCHOOLS THROUGH PIBIC-EM
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2130Palavras-chave:
Pesquisa, Escola, Gênero, SexualidadeResumo
Este artigo articula duas pesquisas de mestrado na área de Psicologia que exploram as questões de gênero e de sexualidade, destacando-as como pesquisas participativas realizadas em escolas na cidade de Fortaleza/CE. O objetivo geral é discutir as práticas decoloniais das pesquisas participativas no cotidiano escolar, realizadas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio (PIBIC-EM), que investigam questões de gênero e de sexualidade. Utiliza-se o pesquisar COM e a cartografia como método de investigação de pesquisa-intervenção participativa. A pesquisa destacou a importância do enfoque colaborativo entre pesquisadores universitários e estudantes de ensino médio, reconhecidos como co-pesquisadores, resultando em um trabalho que refletiu e articulou as realidades vividas na escola. Além disso, evidenciou-se a necessidade de decolonizar a pesquisa, promovendo saberes oriundos de contextos escolares e desafiando narrativas hegemônicas. A experiência coletiva demonstrou a potência da pesquisa participativa para questionar e transformar práticas e saberes tradicionais na educação.