INTEGRATION AND COLLABORATION OF MULTI-PROFESSIONAL RESIDENCE IN FAMILY HEALTH: DYNAMICS AND IMPACTS ON PRIMARY HEALTH CARE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2293

Keywords:

Atenção Primária à Saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Internato Não Médico

Abstract

The training promoted by the Multiprofessional Residency in Family Health in primary health care is based on interdisciplinary action and requires interprofessional collaboration. Therefore, the objective of this study was to investigate the dynamics of the work process in health teams, considering the interaction between Primary Health Care workers and residents in a municipality in the interior of Bahia. This is a qualitative study carried out between July and September 2023 with eleven primary care professionals, through semi-structured interviews and field diary records. Data analysis was conducted using thematic content analysis, from which two categories of analysis emerged. The research revealed that interprofessional meetings are crucial tools for collaboration, planning and definition of actions, with residents' leadership in this process being notable. It was observed that the planning carried out by residents is valued and maintained, even in their absence, which promotes greater coordination and participation of professionals in the execution of actions. In this way, the study points out the need to institutionalize permanent education while recognizing how residency encourages critical and reflective thinking, contributing to personal and professional development, in addition to strengthening health services in the face of new perspectives on care in health.

Author Biographies

Ana Elisa dos Santos Gomes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Sou psicóloga formada pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT), com especialização em Saúde Mental, Dependência Química e Neuropsicologia pela UniAteneu, mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e faço parte do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC). Minha trajetória profissional inclui a atuação como preceptora e, atualmente, como professora colaboradora na Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) da UEFS. Na Atenção Primária à Saúde, exerço as funções de psicóloga e coordenadora na Equipe Multiprofissional (eMulti), focando na promoção da saúde e na prevenção de agravos. Também tenho experiência como docente em curso técnico de enfermagem. Meu interesse acadêmico se concentra no processo de trabalho em saúde, nas residências multiprofissionais em Saúde da Família e na interprofissionalidade.

Juliana Alves Leite Leal, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira, graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002). Mestrado em Saúde Coletiva também pela UEFS (2006). Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFBA (2016). Professora Titular do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana. Docente no Mestrado Profissional em Enfermagem e no Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (UEFS). Tutora na Residência Multiprofissional em Saúde da Família (UEFS). Estuda os seguintes temas: trabalho, processo de trabalho da enfermeira, sistemas de saúde, oferta e demanda de serviços de saúde. Líder do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC/UEFS). Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UEFS (Gestão 2021-2023 e 2023-2025).

Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-dentista, graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA), Mestre em Saúde Coletiva. Professora Titular A do curso de Odontologia da UEFS. Tutora do PET MEC Odontologia - UEFS, Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UEFS, Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva - gestão 2019-2021; vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Uefs - gestão 2017-2019 e 2021-2023 Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC/UEFS). Docente do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UEFS. Desenvolve pesquisas nas áreas de Práticas e Produção do Cuidado, Saúde Bucal, Processo de Trabalho, Avaliação de Serviços, Formação e Educação Permanente em Saúde e Análise de Redes Sociais e Complexas. Graduada em Engenharia Civil pela UFAL (1986). Docente permanente do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UEFS, docente da Residência Multiprofissional em Saúde da Família - UEFS e da graduação de Odontologia da UEFS.

Marcio Costa de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduação em Fisioterapia (1998), Mestrado em Saúde Coletiva (2006) e Doutorado em Medicina e Saúde Humana (2019). Atualmente é Professsor Adjunto na graduação e no Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana, o qual no momento encontra-se na função de Coordenador do programa, além de professor do Programa de Pos graduação em Saúde Coletiva desta mesma Instituição. Atua também como professor permanente do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade do Estado da Bahia, assim como membro do CEP desta Instituição. Líder do grupo de pesquisa Micropolítica, cuidado e trabalho em saúde (UNEB) e membro do NUPISC/UEFS. Tem experiência na área de Micropolítica, Cuidado e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação em saúde, práticas de saúde, interprofissionalidade, ensino-serviço-comunidade e produção do cuidado em saúde

Kalliny Mirella Gonçalves Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutoranda e Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), especialista em Gestão e Enfermagem do Trabalho (PROMINAS) e enfermeira pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na qual atuou em projetos de extensão e de pesquisa com ênfase na Saúde da População em Situação de Cárcere, Exercício da maternidade no cárcere, Educação em Saúde no contexto carcerário (presídio e cadeia), Hanseníase, Tuberculose, Saúde Coletiva, Sistema Único de Saúde e Pesquisas de Abordagem Qualitativa. Atuou como bolsista do Projeto de Extensão intitulado "Saúde da mulher na prisão: uma proposta de promoção da saúde" durante dois anos (2018 e 2019) e atualmente é enfermeira voluntária e preceptora. Possui experiência com a prática docente a partir da atuação enquanto docente na Universidade Paulista (UNIP), no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e na Univasf, a partir da qual foi possível desenvolver habilidades e competências para atuar como facilitadora no processo de aprendizagem. Tem experiência profissional na área de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias e na Atenção Primária à Saúde, a partir da atuação como Agente de Endemias no município de Petrolina-PE. Membro do Grupo de Pesquisa/CNPQ-Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCO) e do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC).

Published

2025-04-16

How to Cite

dos Santos Gomes, A. E., Alves Leite Leal, J., de Oliveira Rodrigues, A. Áurea A., Costa de Souza, M., & Gonçalves Barbosa, K. M. (2025). INTEGRATION AND COLLABORATION OF MULTI-PROFESSIONAL RESIDENCE IN FAMILY HEALTH: DYNAMICS AND IMPACTS ON PRIMARY HEALTH CARE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5133–5141. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2293

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)