INTEGRAÇÃO E COLABORAÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA: DINÂMICAS E IMPACTOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2293

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Internato Não Médico

Resumo

A formação promovida pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família na atenção primária à saúde tem como base a atuação interdisciplinar e requer a colaboração interprofissional. Com isso, o objetivo deste estudo foi investigar a dinâmica do processo de trabalho nas equipes de saúde, considerando a interação entre os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e os residentes em um município do interior da Bahia. Trata-se de um estudo qualitativo realizado entre julho e setembro de 2023 com onze profissionais da atenção primária, através de entrevistas semi estruturadas e registros em diário de campo. A análise dos dados foi conduzida utilizando-se a análise temática de conteúdo, a partir da qual emergiram duas categorias de análise. A pesquisa revelou que as reuniões interprofissionais são ferramentas cruciais para a colaboração, planejamento e definição de ações, sendo notável a liderança dos residentes nesse processo. Observou-se que o planejamento realizado pelos residentes é valorizado e mantido, mesmo em sua ausência, o que promove maior coordenação e participação dos profissionais na execução das ações. Desse modo, o estudo aponta a necessidade de institucionalizar a educação permanente ao mesmo passo em que reconhece como residência incentiva o pensamento crítico e reflexivo, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional, além de fortalecer os serviços de saúde diante das novas perspectivas sobre o cuidado em saúde.

Biografia do Autor

Ana Elisa dos Santos Gomes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Sou psicóloga formada pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT), com especialização em Saúde Mental, Dependência Química e Neuropsicologia pela UniAteneu, mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e faço parte do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC). Minha trajetória profissional inclui a atuação como preceptora e, atualmente, como professora colaboradora na Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) da UEFS. Na Atenção Primária à Saúde, exerço as funções de psicóloga e coordenadora na Equipe Multiprofissional (eMulti), focando na promoção da saúde e na prevenção de agravos. Também tenho experiência como docente em curso técnico de enfermagem. Meu interesse acadêmico se concentra no processo de trabalho em saúde, nas residências multiprofissionais em Saúde da Família e na interprofissionalidade.

Juliana Alves Leite Leal, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira, graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002). Mestrado em Saúde Coletiva também pela UEFS (2006). Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFBA (2016). Professora Titular do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana. Docente no Mestrado Profissional em Enfermagem e no Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (UEFS). Tutora na Residência Multiprofissional em Saúde da Família (UEFS). Estuda os seguintes temas: trabalho, processo de trabalho da enfermeira, sistemas de saúde, oferta e demanda de serviços de saúde. Líder do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC/UEFS). Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UEFS (Gestão 2021-2023 e 2023-2025).

Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-dentista, graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA), Mestre em Saúde Coletiva. Professora Titular A do curso de Odontologia da UEFS. Tutora do PET MEC Odontologia - UEFS, Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UEFS, Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva - gestão 2019-2021; vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Uefs - gestão 2017-2019 e 2021-2023 Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC/UEFS). Docente do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UEFS. Desenvolve pesquisas nas áreas de Práticas e Produção do Cuidado, Saúde Bucal, Processo de Trabalho, Avaliação de Serviços, Formação e Educação Permanente em Saúde e Análise de Redes Sociais e Complexas. Graduada em Engenharia Civil pela UFAL (1986). Docente permanente do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UEFS, docente da Residência Multiprofissional em Saúde da Família - UEFS e da graduação de Odontologia da UEFS.

Marcio Costa de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduação em Fisioterapia (1998), Mestrado em Saúde Coletiva (2006) e Doutorado em Medicina e Saúde Humana (2019). Atualmente é Professsor Adjunto na graduação e no Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana, o qual no momento encontra-se na função de Coordenador do programa, além de professor do Programa de Pos graduação em Saúde Coletiva desta mesma Instituição. Atua também como professor permanente do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade do Estado da Bahia, assim como membro do CEP desta Instituição. Líder do grupo de pesquisa Micropolítica, cuidado e trabalho em saúde (UNEB) e membro do NUPISC/UEFS. Tem experiência na área de Micropolítica, Cuidado e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação em saúde, práticas de saúde, interprofissionalidade, ensino-serviço-comunidade e produção do cuidado em saúde

Kalliny Mirella Gonçalves Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutoranda e Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), especialista em Gestão e Enfermagem do Trabalho (PROMINAS) e enfermeira pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na qual atuou em projetos de extensão e de pesquisa com ênfase na Saúde da População em Situação de Cárcere, Exercício da maternidade no cárcere, Educação em Saúde no contexto carcerário (presídio e cadeia), Hanseníase, Tuberculose, Saúde Coletiva, Sistema Único de Saúde e Pesquisas de Abordagem Qualitativa. Atuou como bolsista do Projeto de Extensão intitulado "Saúde da mulher na prisão: uma proposta de promoção da saúde" durante dois anos (2018 e 2019) e atualmente é enfermeira voluntária e preceptora. Possui experiência com a prática docente a partir da atuação enquanto docente na Universidade Paulista (UNIP), no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e na Univasf, a partir da qual foi possível desenvolver habilidades e competências para atuar como facilitadora no processo de aprendizagem. Tem experiência profissional na área de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias e na Atenção Primária à Saúde, a partir da atuação como Agente de Endemias no município de Petrolina-PE. Membro do Grupo de Pesquisa/CNPQ-Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCO) e do Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC).

Downloads

Publicado

2025-04-16

Como Citar

dos Santos Gomes, A. E., Alves Leite Leal, J., de Oliveira Rodrigues, A. Áurea A., Costa de Souza, M., & Gonçalves Barbosa, K. M. (2025). INTEGRAÇÃO E COLABORAÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA: DINÂMICAS E IMPACTOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5133–5141. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2293

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)