CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2761Keywords:
formação de professores, Ensino Fundamental II, BNCCAbstract
Este estudo tem como objetivo discutir a formação de professores do Ensino Fundamental II para a inclusão de alunos com deficiência. A pesquisa revisita a evolução da educação inclusiva e explora como a Base Nacional Comum Curricular e outras legislações têm impactado o cenário educacional. O método utilizado incluiu a aplicação de um questionário a 11 professores de escolas públicas e privadas em Fortaleza-CE e região metropolitana, selecionados por meio da estratégia bola de neve. Os dados foram analisados de maneira qualitativa, utilizando-se estatísticas descritivas como apoio, permitindo uma compreensão das percepções dos docentes sobre os desafios da inclusão escolar. Os resultados apontam que, embora haja um conhecimento teórico sobre a educação inclusiva, muitos professores relatam lacunas na formação prática, principalmente no uso de tecnologias assistivas e na adaptação curricular. Conclui-se que a formação contínua e a colaboração entre educadores, famílias e especialistas são essenciais para promover uma inclusão efetiva, garantindo que as necessidades individuais de todos os alunos sejam atendidas. Este estudo contribui para o avanço das práticas pedagógicas inclusivas e reforça a importância de políticas educacionais mais democráticas, em conformidade com as diretrizes da BNCC e com os preceitos de equidade e diversidade.