CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2761

Palavras-chave:

formação de professores, Ensino Fundamental II, BNCC

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir a formação de professores do Ensino Fundamental II para a inclusão de alunos com deficiência. A pesquisa revisita a evolução da educação inclusiva e explora como a Base Nacional Comum Curricular e outras legislações têm impactado o cenário educacional. O método utilizado incluiu a aplicação de um questionário a 11 professores de escolas públicas e privadas em Fortaleza-CE e região metropolitana, selecionados por meio da estratégia bola de neve. Os dados foram analisados de maneira qualitativa, utilizando-se estatísticas descritivas como apoio, permitindo uma compreensão das percepções dos docentes sobre os desafios da inclusão escolar. Os resultados apontam que, embora haja um conhecimento teórico sobre a educação inclusiva, muitos professores relatam lacunas na formação prática, principalmente no uso de tecnologias assistivas e na adaptação curricular. Conclui-se que a formação contínua e a colaboração entre educadores, famílias e especialistas são essenciais para promover uma inclusão efetiva, garantindo que as necessidades individuais de todos os alunos sejam atendidas. Este estudo contribui para o avanço das práticas pedagógicas inclusivas e reforça a importância de políticas educacionais mais democráticas, em conformidade com as diretrizes da BNCC e com os preceitos de equidade e diversidade.

Biografia do Autor

Maria Vitória Pereira Meneses, Centro Universitário Christus - Rua João Adolfo Gurgel, 133 – Cocó, Fortaleza – CE, 60190-180. Telefone: (85) 3265 8100.

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Christus - Unichristus. 

Centro Universitário Christus - Rua João Adolfo Gurgel, 133 – Cocó, Fortaleza – CE, 60190-180. Telefone: (85) 3265 8100.

Juliana Silva Arruda, Centro Universitário Christus - Rua João Adolfo Gurgel, 133 – Cocó, Fortaleza – CE, 60190-180. Telefone: (85) 3265 8100.

Doutora e Mestra em Educação Brasileira na FACED- UFC (Eixo): Tecnologias digitais na Educação, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-FGV/RJ, Especialista em Psiscopedagogia pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP-11), formação em Clínica com Osvaldo Dante Di Loretto- SP, graduada em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceara- UECE. Tem experiência na área de Psicologia, Organizações e Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, Organizacional e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem humana, cognição e emoção, psicopedagogia, psicologia histórico-cultural, metodologias ativas, tecnologia e desenvolvimento.

Centro Universitário Christus - Rua João Adolfo Gurgel, 133 – Cocó, Fortaleza – CE, 60190-180. Telefone: (85) 3265 8100.

Lucas Varella de Moura, Centro Universitário Christus - Rua João Adolfo Gurgel, 133 – Cocó, Fortaleza – CE, 60190-180. Telefone: (85) 3265 8100.

Mestre em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, onde foi bolsista da FUNCAP. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2010), tendo sido bolsista remunerado em atividades de extensão do Núcleo de Estudos sobre Drogas (NUCESD) e Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA) e monitoria das disciplinas de Psicologia do Trabalho I, Psicologia do Trabalho II e Introdução à Psicologia. Atualmente, trabalha como professor universitário do curso de Psicologia do Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS - Campus Parque Ecológico.

 

Centro Universitário Christus - Rua João Adolfo Gurgel, 133 – Cocó, Fortaleza – CE, 60190-180. Telefone: (85) 3265 8100.

Felipe Queiroz Siqueira, Centro Universitário Christus - Rua João Adolfo Gurgel, 133 – Cocó, Fortaleza – CE, 60190-180. Telefone: (85) 3265 8100.

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Mestrado em Psicologia pela mesma instituição. Docente do Centro Universitário Christus (Unichristus). Membro do GT de Psicologia e Moralidade da ANPEPP.

Centro Universitário Christus - Rua João Adolfo Gurgel, 133 – Cocó, Fortaleza – CE, 60190-180. Telefone: (85) 3265 8100.

 

Downloads

Publicado

2025-12-06

Como Citar

Meneses, M. V. P., Arruda, J. S., Moura, L. V. de, & Siqueira, F. Q. (2025). CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 5967–5976. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2761

Edição

Seção

Artigos