SIMULADORES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA: ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO DE REFERENCIAIS INERCIAIS E NÃO INERCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4104-4112

Palavras-chave:

Referenciais inerciais e não-inerciais, Ensino de Física, Simuladores Computacionais

Resumo

O uso de tecnologias da informação está profundamente enraizado na sociedade contemporânea, manifestando-se por meio de computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos. A escola, refletindo esse contexto, incorpora essas ferramentas tecnológicas conforme prescritas em políticas educacionais governamentais. Nesse cenário, destacamos a importância das tecnologias visuais tanto na vida cotidiana quanto no ambiente educacional. Nosso trabalho visa apresentar, como ferramenta metodológica, a criação e utilização de um simulador computacional Referencial Girante, disponível gratuitamente, para o ensino de Física no Ensino Médio. A pesquisa se concentra em explorar os conceitos de referenciais inerciais e não-inerciais, utilizando conhecimentos de cinemática e dinâmica, com ênfase nas forças fictícias - conceitos tradicionalmente pouco explorados em sala de aula devido às dificuldades de ensino e aprendizagem, à complexidade temática e à escassez de recursos didáticos tradicionais. O simulador computacional é apresentado como um objeto de aprendizagem baseado na interatividade e visualização. A metodologia envolve o uso do “canvas” em HTML, com programação em “JavaScript”, acessível na maioria dos navegadores. A metodologia foi implementada na Escola de Ensino Médio Técnica Estadual Aderico Alves de Vasconcelos, em Goiana – PE, onde havia disponibilidade de ferramentas tecnológicas. Como resultado, os alunos se identificaram com a ferramenta, aumentando o interesse, a interação entre estudantes e professor, e a participação nas aulas de Física. Os estudantes passaram a compreender melhor os conceitos de referenciais inerciais e não-inerciais por meio do simulador, relacionado a eventos do cotidiano. Acreditamos que a utilização de simulações pode aprimorar o entendimento da Física e fortalecer a relação de ensino-aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Allysson Macário de Araújo Caldas, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Coordenador do Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Educação
Profissional e Tecnológica ProfEPT. Físico graduado pela Universidade Federal da
Paraíba. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba.
Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba. É Professor
Efetivo do Instituto Federal da Paraíba, Campus João Pessoa onde atua na docência,
pesquisa e extensão. Fundador e Coordenador do Grupo de Pesquisa Aplicada a
Ciência, Tecnologia e Inovação - GPACTI/CNPQ.

Pedro Jaime de Almeida Severo, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2010),
mestrado em Ensino de Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Rio Grande do Norte (IFRN - 2016). Atualmente é professor efetivo do ensino básico
pela SEECT - PB em João Pessoa. Tem experiência na área de Física, com ênfase no
Ensino de Física.

Allan Giuseppe de Araújo Caldas, Instituto Federal da Paraíba – Itaporanga

Físico graduado em Licenciatura pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Mestre
em Ensino de Física pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2015). Doutor em
Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2021) Professor do
Instituto Federal da Paraíba - IFPB, onde atuo na docência, pesquisa e extensão.
Experiência em Olimpíadas Brasileiras de Física (OBF). Experiência em Olimpíadas
Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA). Experiência Mostra Brasileira de
Foguetes (MOBFOG). Experiência na área térmica da Engenharia Mecânica com ênfase
nas áreas: Mecânica dos Fluídos, Termodinâmica Aplicada, atuando principalmente
nos seguintes temas: medição, concentração, vazão mássica não intrusiva e
refrigeração.

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

de Araújo Caldas, A. M., Severo, P. J. de A., & Allan Giuseppe de Araújo Caldas. (2024). SIMULADORES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA: ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO DE REFERENCIAIS INERCIAIS E NÃO INERCIAIS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4104–4112. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4104-4112