PESQUISA-INTER(IN)VENÇÃO E CAMINHOS PARA O FORTALECIMENTO DA ESCOLA PÚBLICA COMO DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO JUVENIL, PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2142Palavras-chave:
Violência, Escola, Pesquisa ParticipativaResumo
Este artigo objetiva apresentar uma experiência de pesquisa-inter(in)venção em Fortaleza que contribuiu para a construção coletiva de perspectivas para o fortalecimento da escola pública como dispositivo de proteção juvenil, prevenção e combate à violência. Em seus caminhos metodológicos, o texto sustenta a aposta inter(in)ventiva da pesquisa, ressalta a construção colaborativa do processo investigativo e sua operacionalização a partir da criação de um grupo de trabalho e de oficinas com gestores/profissionais das escolas, estudantes e referências comunitárias. Os resultados destacam as dez recomendações elaboradas participativamente. A partir de experimentações contracoloniais na micropolítica da investigação, a pesquisa-inter(in)venção colaborou com a confluência de sujeitos, territórios e instituições, com a ressonância de múltiplas vozes implicadas na garantia de direitos humanos, com a articulação entre territórios escolares e comunitários e com a potencialização da incidência técnico-política de tais atores a partir da produção colaborativa de conhecimento.