PESQUISA-INTER(IN)VENÇÃO E CAMINHOS PARA O FORTALECIMENTO DA ESCOLA PÚBLICA COMO DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO JUVENIL, PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2142

Palavras-chave:

Violência, Escola, Pesquisa Participativa

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma experiência de pesquisa-inter(in)venção em Fortaleza que contribuiu para a construção coletiva de perspectivas para o fortalecimento da escola pública como dispositivo de proteção juvenil, prevenção e combate à violência. Em seus caminhos metodológicos, o texto sustenta a aposta inter(in)ventiva da pesquisa, ressalta a construção colaborativa do processo investigativo e sua operacionalização a partir da criação de um grupo de trabalho e de oficinas com gestores/profissionais das escolas, estudantes e referências comunitárias. Os resultados destacam as dez recomendações elaboradas participativamente. A partir de experimentações contracoloniais na micropolítica da investigação, a pesquisa-inter(in)venção colaborou com a confluência de sujeitos, territórios e instituições, com a ressonância de múltiplas vozes implicadas na garantia de direitos humanos, com a articulação entre territórios escolares e comunitários e com a potencialização da incidência técnico-política de tais atores a partir da produção colaborativa de conhecimento.

Biografia do Autor

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC).

Camila Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga (CRP 11/21117). Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Universidade Federal do Ceará-UFC. Membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC).

Carla Jéssica de Araújo Gomes, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga (CRP-11/21124). Mestra e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Docente do Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS. Membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação - VIESES/UFC.

Laisa Forte Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga (CRP-11/12879), Mestra e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação - VIESES/UFC

Lívia Lima Gurgel, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Psicologia Social, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará e servidora pública do Município São Gonçalo do Amarante, integrando uma Equipe Multiprofissional na Atenção Primária à Saúde. Membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação - VIESES/UFC

Ana Thais de Albuquerque Norões Boutala, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela UFC. Membro do VIESES/UFC

Levi de Freitas Costa Araújo, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Psicologia pela UFC. Membro do VIESES/UFC

Virgilio Soares Luna Coelho, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista/UFC

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Publicado

2025-07-18

Como Citar

Barros, J. P. P., Oliveira, C. R. de, Gomes, C. J. de A., Cavalcante, L. F., Gurgel, L. L., Boutala, A. T. de A. N., Araújo, L. de F. C., & Coelho, V. S. L. (2025). PESQUISA-INTER(IN)VENÇÃO E CAMINHOS PARA O FORTALECIMENTO DA ESCOLA PÚBLICA COMO DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO JUVENIL, PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(2), 5419–5430. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2142

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