PROJETO ACOLHER:
EXPERIÊNCIAS DE DIÁLOGO EM SAÚDE MENTAL CONSTRUÍDAS COM ESTUDANTES DO PRÉ-VESTIBULAR
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2150Palavras-chave:
Ensino médio, Acolhimento, ExtensãoResumo
Este relato de experiência visa compartilhar reflexões a partir da extensão universitária Acolher. O projeto objetivou, por meio de encontros em grupo com pré-vestibulandos de uma escola estadual de Fortaleza, criar espaço para diálogo, considerando um cenário em que o modelo educacional sofre transformações advindas da pandemia da COVID-19 e do modelo econômico vigente, além das práticas colonialistas que estão intrincadas na história do país. Teórico-metodologicamente, foram considerados estudos críticos em Psicologia Escolar/Educacional, bem como de reflexões sobre a realidade do ensino médio no Brasil e da Educação como direito e da interface saúde-educação. Analisaram-se diários de campo sobre a ação extensionista, sendo possível identificar aspectos das vivências dos alunos no ensino médio, particularmente no ano final da educação básica. Também foram analisadas as produções coletivas dos estudantes nas oficinas/encontros. Destacaram-se elementos em relação ao contexto escolar, como a sobrecarga, além de como suas relações com familiares, amigos e consigo mesmos, assim como com outras dedicações, por exemplo hobbies, foram impactadas pela preparação para o vestibular, os quais foram explorados considerando marcadores socioeconômicos e históricos constituintes dos processos de subjetivação. Observou-se a potência de intervenções em saúde mental que tensionam aspectos institucionais escolares e promovem escuta aos estudantes, a fim de compreender determinantes das demandas educacionais contemporâneas, na intersecção Psicologia e Educação. Além disso, constataram-se particularidades e limitações da ação realizada, disparando ponderações e desafios para a atuação da Psicologia na promoção de saúde e cuidado no cotidiano e na comunidade escolar.