PROJETO ACOLHER:

EXPERIÊNCIAS DE DIÁLOGO EM SAÚDE MENTAL CONSTRUÍDAS COM ESTUDANTES DO PRÉ-VESTIBULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2150

Palavras-chave:

Ensino médio, Acolhimento, Extensão

Resumo

Este relato de experiência visa compartilhar reflexões a partir da extensão universitária Acolher. O projeto objetivou, por meio de encontros em grupo com pré-vestibulandos de uma escola estadual de Fortaleza, criar espaço para diálogo, considerando um cenário em que o modelo educacional sofre transformações advindas da pandemia da COVID-19 e do modelo econômico vigente, além das práticas colonialistas que estão intrincadas na história do país. Teórico-metodologicamente, foram considerados estudos críticos em Psicologia Escolar/Educacional, bem como de reflexões sobre a realidade do ensino médio no Brasil e da Educação como direito e da interface saúde-educação. Analisaram-se diários de campo sobre a ação extensionista, sendo possível identificar aspectos das vivências dos alunos no ensino médio, particularmente no ano final da educação básica. Também foram analisadas as produções coletivas dos estudantes nas oficinas/encontros. Destacaram-se elementos em relação ao contexto escolar, como a sobrecarga, além de como suas relações com familiares, amigos e consigo mesmos, assim como com outras dedicações, por exemplo hobbies, foram impactadas pela preparação para o vestibular, os quais foram explorados considerando marcadores socioeconômicos e históricos constituintes dos processos de subjetivação. Observou-se a potência de intervenções em saúde mental que tensionam aspectos institucionais escolares e promovem escuta aos estudantes, a fim de compreender determinantes das demandas educacionais contemporâneas, na intersecção Psicologia e Educação. Além disso, constataram-se particularidades e limitações da ação realizada, disparando ponderações e desafios para a atuação da Psicologia na promoção de saúde e cuidado no cotidiano e na comunidade escolar.

Biografia do Autor

Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, campus Fortaleza e docente do Programa de Pós-graduação Profissional em Psicologia e políticas públicas UFC/ Campus Sobral. Doutora e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET-Psicologia), vinculado ao Departamento de Psicologia. 

Mirela Studart Mendes Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Eveliny Costa de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Univerisdade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. 

Lorena de Souza Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Univerisdade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Melyne Brenda Moiseis de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Educação Tutorial de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. 

Downloads

Publicado

2025-07-18

Como Citar

Costa, Érica A. G. de A., Cavalcante, M. S. M., Oliveira, E. C. de, Vasconcelos, L. de S., & Araújo, M. B. M. de. (2025). PROJETO ACOLHER:: EXPERIÊNCIAS DE DIÁLOGO EM SAÚDE MENTAL CONSTRUÍDAS COM ESTUDANTES DO PRÉ-VESTIBULAR. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(2), 5441–5450. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2150

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.