ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM: VIVÊNCIAS À LUZ DO ARCO DE MAGUEREZ

EXPERIENCES IN THE LIGHT OF THE MAGUEREZ ARCH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2337

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação em saúde; Tecnologias educativas; Metodologias ativas., Ensino superior, Aprendizagem baseada em problemas

Resumo

As metodologias de aprendizagem vêm sendo repensadas para integrar teoria e prática, serviço e ensino, na formação dos profissionais da saúde. A formação de enfermeiros tem buscado contemplar mudanças paradigmáticas ao determinarem, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, que centros formadores estimulem a articulação entre ensino, pesquisa e assistência, solicitando inovação e excelência no projeto político-pedagógico. Destarte, objetivou-se descrever estratégias de fortalecimento da aprendizagem do ensino na saúde no curso de graduação em enfermagem, utilizando o arco de Maguerez, aprendizagem baseada em problemas. Trata-se de uma pesquisa-intervenção realizada com 12 discentes de uma universidade da região norte do Ceará, Brasil. São resultados do estudo o produto da aplicação das cinco etapas do arco. Foi observada a rotina do grupo, foram levantados os problemas do grupo; os participantes consultaram a literatura para encontrar respostas para as questões; foram elaboradas possíveis soluções para os problemas apontados; e a partir das soluções propostas, os participantes realizaram uma atividade de extensão junto à comunidade. O Arco de Maguerez mostrou-se como uma excelente estratégia para o desenvolvimento de uma aprendizagem crítica, reflexiva e criativa ao construir o conhecimento de forma coletiva.

Biografia do Autor

Tamara Braga Sales, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza-CE

Enfermeira pelo Centro Universitário UNINTA; Mestra em Avaliação de
Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Doutoranda
em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro
do Laboratório de Pesquisa, Inovação e Tecnologia na Atenção Primária à
Saúde (LAPS/UECE).

Rafael Bezerra Duarte, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza-CE

Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Vale do Salgado
(UniVS). Mestrado e doutorando em Saúde Coletiva pelo Programas de
Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) da Universidade Estadual do
Ceará (UECE). Professor do curso de Medicina da UECE, Campus do Itaperi,
Fortaleza, Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Fluxos, Redes e Cuidado
(GPFRIDA) da UECE. Professor colaborador da Liga Acadêmica
Multidisciplinar em Saúde Coletiva (LAMCS) da UECE; e Coordenador
voluntário do Programa Universidade Para Melhor Idade da UniVS.

Francisca Alanny Rocha Aguiar, Centro Universitário Inta - UNINTA, Sobral-CE

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú
(2007), Mestrado em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará
(2013) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza
(2019). Atualmente é docente do curso de Enfermagem e Fonoaudiologia.
Gestora de TCC e pesquisa do Centro Universitário Inta-Uninta.
Coordenadora do grupo de pesquisa violência e promoção da saúde. Tem
experiência na área de Enfermagem, com ênfase nos seguintes temas:
enfermagem, atenção primária à saúde, adolescente, violência contra a
mulher e educação em enfermagem.

Ana Patrícia Pereira Morais, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza-CE

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará
(UECE/1995), mestre em Saúde Pública (UECE/2001) doutora em Saúde
Pública pela Universidade de São Paulo (FSP/USP2010), pós-doutora pela
Fundação Oswaldo Cruz-Ceará (2022) na área de Saúde da Família.
Docente, pesquisadora e coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde
da Família Nucleadora-UECE da Rede Nordeste de Formação em Saúde da
Família Renasf; docente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
CMEPES-UECE; docente efetiva do curso de Enfermagem da UECE (2003)
atuando nas áreas de enfermagem saúde mental, atenção primária à saúde,
saúde da pessoa idosa e supervisão de internato. Experiência na área de
Saúde Coletiva, com ênfase em políticas públicas de saúde, principalmente
nos seguintes temas: enfermagem, saúde mental, estratégia saúde da
família, e avaliação de serviços de saúde, modos de cuidar e processos de
trabalho na APS. Reúne experiências de pesquisa multicêntrica na área de
avaliação da Atenção Primária à Saúde. Coordenadora do Laboratório de
Pesquisa, Inovação e Tecnologia na Atenção Primária à Saúde -
LAPS/UECE, membro do OBSERVACE (Observatório de Avaliação de
Serviços de Saúde). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Cuidados
Clínicos em Saúde Mental e em Saúde da Família/UECE. Membro do Grupo
de Pesquisa (em rede) NósAPSBrasil.

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Publicado

2025-12-13

Como Citar

Sales, T. B., Duarte, R. B., Aguiar, F. A. R., & Morais, A. P. P. (2025). ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM: VIVÊNCIAS À LUZ DO ARCO DE MAGUEREZ: EXPERIENCES IN THE LIGHT OF THE MAGUEREZ ARCH. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 6074–6085. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2337

Edição

Seção

Artigos